Buracos em estradas causam transtornos para motoristas no Vale do Sabugí
Os buracos nas estradas na região do Vale do Sabugi estão causando ainda mais transtornos aos motoristas com o aumento do fluxo de veículos provocado pela realização das festas juninas no Sertão da Paraíba. Um dos pontos mais críticos é o trecho da PB-221 que liga o município de Santa Luzia a São José do Sabugi, onde é promovida neste final de semana a festa de São Pedro. Mais de dez mil pessoas devem participar do evento, mas a população e os organizadores temem que a falta de estrutura diminua a presença do público e provoque acidentes.
O trecho possui cerca de 18 quilômetros (km) e apresenta buracos em várias partes da estrada, obrigando os motoristas a entrar na contramão. "Muita gente disse que não vai à festa esse ano por que teme acidentes na estrada", reclamou o funcionário público Doral Nóbrega, que mora em São José do Sabugi.
A festa de São Pedro em São José do Sabugi começa hoje e vai até o próximo domingo, atraindo visitantes das cidades de Santa Luzia, Várzea, São Mamede e Patos, além dos turistas do Rio Grande do Norte, estado que faz divisa com o município. Manuel Domiciano, secretário de Administração do município, afirmou que já encaminhou o problema para o Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER). A última obra de recuperação da estrada foi feita em 2009.
A rodovia PB-233, que liga Santa Luzia a Várzea, também apresenta buracos e problemas de estrutura. O município de Várzea também se prepara para realizar o tradicional João Pedro, festa junina fora de época que acontece entre os dias 8 e 10 de julho.
De acordo com o DER, a recuperação dos buracos só poderá ser feita de forma definitiva após o término do período chuvoso, mas que desde fevereiro estão sendo realizadas intervenções paliativas. As obras devem começar no final de julho. "Já estamos em processo licitatório e vamos fazer intervenções com a operação tapa-buraco, com recuperação das partes danificadas e a limpeza lateral. O recapeamento total ainda depende de recursos mais vultosos e neste momento não está previsto", informou Antônio Fleming, diretor de Manutenção do DER. A previsão da operação tapa-buraco é recuperar mil quilômetros nos próximos seis meses e as rodovias do Vale do Sabugi já estão no roteiro. Já o Programa Caminhos da Paraíba, já iniciou a pavimentação e restauração de 25 estradas das 31 previstas para 2011, totalizando 800 km recuperados até o final do ano.
Jornal da Paraíba
1 comentários:
E de fato verdade as estradas do vale estar uma vergonha..inclusive a entrada de Sao Mamede.ISSO E CULPA DESSES GOVERNANTES E NAO VENHA MMIM DIZER QUE NAO TIVERAM I PODER PORQUE FOI 6 DE CASSIO E RICARDO E O SUPERINTENTENDE DO DER ERA INACITO BNTO E AGORA EFRARUIM E O SECERTARIO DE INFRAESTURA
O seu comentário é sua total responsabilidade.