Será a radio comunitária de São Mamede realmente comunitária?


Legislação
Rádio Comunitária é um tipo especial de emissora de rádio FM, de alcance limitado a, no máximo, 1 Km a partir de sua antena transmissora, criada para proporcionar informação, cultura, entretenimento e lazer a pequenas comunidades.

Trata-se de uma pequena estação de rádio, que dará condições à comunidade de ter um canal de comunicação inteiramente dedicado a ela, abrindo oportunidade para divulgação de suas idéias, manifestações culturais, tradições e hábitos sociais.

A Rádio Comunitária deve divulgar a cultura, o convívio social e eventos locais; noticiar os acontecimentos comunitários e de utilidade pública; promover atividades educacionais e outras para a melhoria das condições de vida da população.

Uma Rádio Comunitária não pode ter fins lucrativos nem veículos de qualquer tipo, tais como: partidos políticos, instituições religiosas etc.

Como deve ser a programação de uma Rádio Comunitária?
A programação diária de uma Rádio Comunitária deve conter informação, lazer, manifestações culturais, artísticas, folclóricas e tudo aquilo que possa contribuir para o desenvolvimento da comunidade, sem discriminação de raça, religião, sexo, convicções político-partidárias e condições sociais.

Deve respeitar sempre os valores éticos e sociais da pessoa e da família e dar oportunidade à manifestação das diferentes opiniões sobre o mesmo assunto.

É proibido, a uma Rádio Comunitária, utilizar a programação de qualquer outra emissora simultaneamente, a não ser quando houver expressado determinação do Governo Federal.

Não pode, em hipótese alguma, inserir propaganda comercial, a não ser sob a forma de apoio cultural, de estabelecimentos localizados na sua área de cobertura.

São Mamede...

 Ninguém entende e radio comunitária de São Mamede que a mais de 10 dias vem apresentando uma programação totalmente voltada e única para as festividades juninas de nossa cidade deixando assim a população a mercê de uma e exclusiva programação. Fica a pergunta será que a população que é a mais interessada tem que submeter a uma programação escolhida pelo seu diretor, que radio comunitária é essa.

2 comentários:

POVO DE SÃO MAMEDE disse...

E uma vergonha a unica radio que temos ser no quintal do vereador.

realmente cumunitaria.

Anônimo disse...

Essa rádio, de comunitária, só tem mesmo o nome,
só quém têm direito de usar quando quer, na hora que quer,como quer só o PREFEITO e seus seguigores que ficam elogiando o Prefeito quando simplesmente resolve

pinta o meo-fio da cidade, É UMA VERGONHA! Agora
vá gualquer pessoa a esta rádio, e peça ao diretor que precisa uusar os microfones da mesma para dizer que tem um esgoto ha mais de mês a ceu aberto, que ninguém não suporta mais o mal cheiro, pra ver se ele lhe concede? e se for pra falar que o prefeito não pisa na prefeitura. aí não, é melhor correr porque se não...
O melhor que a população deveria fazer para que esta RADIO faça jus ao name que tem.seria qualquer assossiação, ou uma instituição qual quer, fazer um abaixo-assinado e levar ao conhecimento da promotoria local e ao ministério das comunicações para que faça valer a expressão: "RADIO COMUNITÁRIA" Seria o único meio da população ter, realmente, acesso aos microfones da chamanda; "radio comunitária de São Mamede" porque, enquando estiver nas mãos desses políticos vai ser sempre assim:NÃO QUERO NÃO. NÃO PODE NÃO, DR CHAGAS NUM DEIXA NÃO...Acorda São Mamede!!!

O seu comentário é sua total responsabilidade.