PT aprova resolução que tira o partido do conselho político formado por Luciano Agra na Capital


A executiva estadual do PT (Partido dos Trabalhadores) decidiu, durante uma reunão ontem a noite, que o partido deve ficar fora do conselho político que será reativado pelo PSB, partido do atual prefeito Luciano Agra. Durante a reunão ficou decidido também que o PT terá candidatura própria nas eleições de 2012, na capital.

Confira a resolução na íntegra:

Em seu IV Congresso Nacional, o Partido dos Trabalhadores deliberou pela prioridade em disputar os municípios brasileiros, especialmente os que têm mais de 150 mil habitantes, o que inclui na Paraíba as cidades de João Pessoa e Campina Grande.

Na Paraíba, o Diretório Regional aprovou, consensualmente, resolução política que prioriza a eleição em João Pessoa, Campina Grande, Bayeux, Cabedelo, Santa Rita, Patos, Cajazeiras, Sousa, Guarabira, Sapé, Alagoa Grande, Mamanguape, Soledade, entre outras, inclusive nos municípios governados pelo PT (Livramento, Ibiara, Pombal, Gurjão, São Miguel de Taipu e Santa Cruz). A direção estadual acompanhou e acolheu filiações de militantes nestes e em outros municípios fortalecendo a política definida no IV Congresso e no diretório regional, além disso, conseguimos, em um esforço do conjunto partidário, organizar o PT em 208 municípios paraibanos.

Agora é o momento de aprofundarmos nossas decisões e avançarmos no projeto de governar, com a experiência de Lula e Dilma, as principais cidades paraibanas, para tanto esta executiva agendará um calendário de reuniões com as direções locais dos municípios acima citados, realizaremos plenárias regionais em toda a Paraíba para construirmos o programa e o projeto de governo a ser apresentado pelo conjunto do partido nas eleições vindouras, além de orientarmos o lançamento de candidaturas próprias do PT nas principais cidades e da aliança com partido da base de nosso governo nacional, rejeitando as alianças com o PSDB, DEM e PPS, consoante definição do IV Congresso Nacional.

No caso específico de João Pessoa, principal cidade do estado, cujo projeto de construção de candidatura própria foi aprovado consensualmente no diretório regional, e que tem o acompanhamento de nossa direção nacional, a executiva estadual orienta que o calendário e a agenda devem seguir as definições da direção nacional e, diante do convite encaminhado pelo PSB sobre participação do conselho para as eleições 2012, decidimos que o PT não deve participar deste. A Executiva estadual recomenda de forma veemente a não participação no referido conselho, que fere frontalmente o calendário aprovado pela própria instância municipal.

Entendemos que este Conselho é um espaço meramente decorativo, sem poder de deliberação e que serve apenas como espaço para cooptação de partidos, visando repetir no município a aliança estadual conservadora formada pelo PSB, PSDB e DEM, da qual o PT é oposição. Neste sentido, estabeleceremos uma agenda entre as instâncias nacional, estadual e municipal, com a presença do pré-candidato do PT a prefeitura de João Pessoa, o Deputado Luciano Cartaxo.

O momento é de avançarmos em consensos e no fortalecimento partidário, por isso buscaremos o intenso diálogo interno e apoiaremos em todo o estado a disposição da militância petista e simpatizante de disputar as principais cidades paraibanas, para tanto convocamos as direções partidárias locais, nossos dirigentes regionais, gestores públicos e parlamentares, militantes dos movimentos sociais e populares para unificarmos nossa ação política nos municípios paraibanos.

Executiva estadual do PT

0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.