Sindicato dos Jornalistas repudia ataque e represálias por parte de agentes públicos de São Mamede contra jornalista


O Sindicato dos Jornalistas da Paraíba emitiu, na tarde desta sexta-feira (02), nota de repúdio contra agente público de São Mamede que ameaçou o jornalista Jamerson Ferreira e o cinegrafista José Luiz Mineiro, durante a cobertura jornalística do descaso no Matadouro Público da cidade.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba
NOTA DE REPÚDIO
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba se solidariza com o jornalista Jamerson Ferreira, repórter da rádio 102 FM de Patos, e com o cinegrafista José Luiz Mineiro, agredidos verbal e fisicamente no último dia 28 de novembro.
A equipe de reportagem visitava o Matadouro Público de São Mamede e, por constatar a completa ausência condições sanitárias para a utilização do espaço, foi interpeladapor agentes da Prefeitura Municipal de forma violenta.
Todo o procedimento da equipe de reportagem, bem como as agressões, foi registrado em vídeo, não restando dúvidas de que os profissionais tiveram cerceado o direto de liberdade de imprensa.
Atitudes como essas são inaceitáveis e ainda mais graves se vindas do poder público. O Estado, seja em qual esfera for (federal, estadual ou municipal; executivo, legislativo ou judiciário) não pode interferir no livre exercício profissional da imprensa, censurar ou negar informações públicas e de interesse social, nem muito menos agredir trabalhadores que se colocam, de forma ética e amparada pelas leis vigentes, para realizar um serviço de tamanha relevância como é o ofício de transmitir ao conjunto da população os fatos e verdades que se processam diariamente.
Por fim, cobramos providências da Prefeitura Municipal de São Mamede, responsável pela insustentável precariedade em que se encontra o Matadouro Público da cidade e responsável, em última instância, pelos atos cometidos por seus agentes e funcionários, quando investido de poder para falar em seu nome. Exigimos a punição no âmbito administrativo dos agressores.
Nenhum tipo de coerção ao exercício profissional do Jornalismo! Pela plena liberdade de imprensa!
02 de dezembro de 2011
A DIRETORIA

Fonte:
Hora Exata


0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.