A VOZ DO SILÊNCIO por Padre Jorge Luiz.

A sociedade moderna é caracterizada pela grande quantidade e velocidade das informações que as pessoas recebem. É uma das marcas do mundo moderno.
Tanta informação ao mesmo tempo gera um desconforto interior no ser humano porque não há tempo para a abstração das ideias sugeridas e isso cansa. Basta ver que como o estresse tem atingido a cada ano mais pessoas e ultimamente essa situação de angústia tem desencadeado processos de depressão.
Queremos propor um mecanismo que pode ajudar muito na convivência com um mundo tão barulhento e inquietante: o silêncio.
Silêncio não é somente a ausência de palavras, mas é muito mais. É estar em atitude de escuta permanente da própria consciência e acima de tudo é ouvir Deus falar.
Jesus alternava muito bem entre momentos de discursos ao povo, ensinamento e o silêncio orante. São muitos os momentos nos quais Jesus utilizou o silêncio como resposta.
 Quantas vezes estamos diante de situações para as quais não encontramos resposta. Quem sabe se aí não seria o momento ideal de respondermos com o silêncio. Qual a resposta de Jesus à segunda pergunta de Pilatos? “Nada tens a responder? Vê de quanta coisa te acusam! Mas Jesus não respondeu mais nada, de modo que Pilatos ficou admirado.” (Cf. Mc. 15, 4-5).
O texto nos ensina que o silêncio realmente fala mais alto. As vezes nos desgastamos tentando dar respostas às inquietações humanas quando na verdade um pouco de silêncio nos ajudaria a assimilar os dramas interiores.
Na vida encontramos mais perguntas do que resposta são elas, as perguntas, que movem a vida humana.
Neste tempo da Páscoa procure exercitar o silêncio no seu cotidiano e aguarde para colher os frutos deste exercício espiritual.

Feliz Páscoa!
Fraternalmente, Pe. Jorge Costa
Acompanhe o Programa “Tudo posso naquele que me fortalece”. Nas quartas-feiras às 2:00h da tarde na Rádio Espinharas – AM 1400 e aos sábados na Espinharas FM - 105.1 às 9:00h da manhã.

Patos On Line.





0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.