ENTREVISTA EXCLUSIVA COM A ARTISTA PLÁSTICA MAGDA CAVALCANTI

Com exclusividade a artísta plástica paraibana, Magda Cavalcanti nos concedeu uma entrevista, onde a mesma fala sobre a arte de modo geral e também sobre o seu sobre o seu belíssimo trabalho.

Medley Cultural: Como iniciou a sua carreira de artista plástica? 
Magda Cavalcanti: Bom, quando criança, gostava de está sempre inventando algo, colorindo tudo que encontrava pela frente, desenhando mas sem despertar para o profissional. Foi depois que abandonei 2 cursos superior um de enfermagem e outro de engenharia agrícola e ter concluído um técnico (Técnico em agropecuária pela UEPB), que brincando com minhas sobrinhas sem nenhuma opção de novos rumos para minha vida profissional , modelei o rosto de Cristo dos grandes pintores do renascimento (porque na verdade Cristo só se fez conhecido para os que com ele conviveu), neste tempo eu estava engatinhando não tinha conhecimento da palavra de Deus e sei que foi ele quem me conduziu, todos daqui de casa amaram a escultura e dai resolvi que queria ser artista e matriculei-me no DART-UFPB que é o departamento de artes da universidade Federal da Paraíba , hoje UFCG Universidade Federal de Campina Grande, no curso de escultura que o conclui em 2 anos e após, em pintura em tela pelo mesmo departamento e cursei 2 anos e meio. E quando cursava o primeiro descobri que era aquilo que eu sempre quis, acho que Deus me deu o dom para a arte e é por ela que me realizo profissionalmente mesmo com toda dificuldade que o artista aqui passa. Após foram exposições coletivas pelo DART, outras aqui, uma solo no fórum de Patos-PB, participações em eventos dentro e fora da Paraíba, participação em projetos como da formação da Associação dos artistas e artesãos da qual atualmente sou presidente, instalação da casa da cultura de São Mamede (Qual sou idealizadora do projeto e tbm criadora), participação do projeto cartões postai junto com o Sr vice prefeito deste município o médico Nilson Neto como tbm o ex-presidente da associação Chaguinhas Medeiros. Também muitas matérias em jornais escritos, falado como tbm na net sobre meu trabalho.. 

Medley Cultual: Quais são as suas inspirações para a realização de sua arte? 
Magda Cavalcanti: Me inspiro na problemática sócio econômica e cultural do homem. Gosto de mutilar rosto do moderno, das minhas peças para denunciar, criticar o que passo através do meu trabalho. Gosto de buscar inspiração no material e visual nas esculturas gregas e romanas por isso muitas vezes corpos e bustos são mais visto em minhas criações!!! Na pintura, gosto da mistura de cores e formas, gosto de buscar o interior do ser, e passar uma linguagem obscura ao olho nu, a pintura abstrata é minha paixão!!! 

Medley Cultural: Quais são as matérias primas usadas na confecção de sua arte? 

Magda Cavalcanti: Uso a primeira e mais antiga matéria do mundo, a argila (Usada pelo criador para nos criar), o gesso, o papel marchê e a argila juntos, às vezes resina (muito difícil). Na pintura gosto de usar gesso (Afresco), massa corrida para alto relevo e tintas muitas tintas!! 

Medley Cultural: Você se sente realizada profissionalmente? Por quê? 
Magda Cavalcanti: Profissionalmente com relação ao econômico não, pois o artista nordestino pena para ser reconhecido e ser bem remunerado no que faz sofre muito e pena muito; mas como O EU, sim, pois foi na arte que aflorei o que tenho de mais forte dentro de mim!!! Sei que é o que faço de melhor, ser artista e levar o nome da cidade que moro comigo!!! 

Medley Cultural: Você já realizou alguma exposição? Quais/Quais? 
Magda Cavalcanti: Sim, individualmente no fórum Miguel Sátiro em Patos, e varias coletivas em Campina Grande, Monteiro PB, e em outros estados como Alagoas, Ceará, Santa Catarina (Sendo que estas eu levei produtos tbm dos artesãos, foi mais participação). 

Medley Cultural: Fale sobre a Associação Artística e Cultural de São Mamede-PB: 
Magda Cavalcanti: Ela foi criada a partir da casa da cultura, (a qual idealizei e tbm concretizei), para apoiar o artista e artesão local, como ajudando-o a divulgar mais o seu trabalho e procurar mais incentivos para os mesmos desenvolverem o seu trabalho de forma mais segura e adequadamente. Os artesões daqui, com apoio da associação buscou as carteiras do artesão paraibano onde eles tem acesso em todo território nacional, divulgação dos produtos através de propagandas, como também, em feiras e eventos.. 

Medley Cultural: Na sua opinião, a arte de modo geral é bem valorizada em nosso país? 
Magda Cavalcanti: Não!!! A arte deveria ser mais valorizada; É verdade que temos grandes artistas de grandes nomes em nosso país, mas para chegar onde chegaram batalharam muito e acho sem apoio de quem poderia os dar. Na minha opinião, deveria existir mais politicas públicas voltada para a arte, pois a maioria da população brasileira é totalmente pobre em cultura, a maioria não conhece um museu, nunca assistiram a uma peça de teatro num Teatro, nunca visitaram uma exposição, nunca assistiram um espetáculo de dança, etc... É isso, se a população fosse educada nesse sentido, nosso trabalho teria outro rumo!!!!

Medley Cultural: Quais são os planos da artista plástica Magda Cavalcanti para o futuro? 
Magda Cavalcanti: O futuro a Deus pertence, mas estou de partida para a Bahia no mês de agosto, não vou trabalhar com arte, por enquanto, mas pretendo dar continuidade!! Partirei devido a falta de incentivo e campo para o trabalho artístico, embora que lá na Bahia por enquanto vou enveredar em outra área... deixando nas mãos de Deus!!! 

Medley Cultural: Como as pessoas podem fazer para adquirir as suas obras? 
Magda Cavalcanti: Entrando em contato pelo meu celular (83-88460692) ou pelo e-mail magdacavalcanttti@gmail.com 

Medley Cultural: Deixe uma mensagem para os fãs e leitores do Blog Medley Cultural: 
Magda Cavalcanti: Que continuem acessando o Medley Cultural que é altamente cultural e instrutivo!!! Que Deus os abençoem sempre!!! Obg amigo!!! Magda Cavalcanti artista plástica São Mamede-PB.


3 comentários:

Show!!!Obg pelo apoio!! Deus o abençõe!!!
magDa cavalcanti artista platica sm-pb

Anônimo disse...

Magda és um sucesso, com todo este talento, maravilhosos trabalhos de consistência cultural, desejo-lhe sempre um caminho cheio de realizações, com muita criatividade, que é sua marca e muita transpiração na execução dessas maravilhosas esculturas inspiradas.

Ernesto Simões Artista Plàstico.

OBG BIG ARTISTA ERNESTO SIMÕES, VC É UM EXEMPLO DE PROFISSIONAL ADMIRÁVEL E RECONHECIDO NACIONALE INTERNACIONALMENTE, E PARA MIM É UMA HONRA UM COMENTARIO SEU SOBRE MEU TRABALHO!!

O seu comentário é sua total responsabilidade.