Ministério Público pedirá impugnação de todos os gestores incluídos na lista do Tribunal de Contas

O procurador geral de Justiça da Paraíba, Oswaldo Trigueiro do Vale Filho, anunciou nesta segunda-feira (02), que o Ministério Público pedirá à Justiça Eleitoral a impugnação de todas as candidaturas de gestores incluídos pelo Tribunal de Contas do Estado na relação com 855 nomes encaminhada, na semana passada, ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).
"Vamos cumprir à risca essa lista do TCE. Todos os gestores que estiverem nessa lista e que sejam candidatos serão objetos de impugnação", afirmou.
Segundo ele, será pedida a impugnação, mesmo que haja aprovação das contas pelas Câmaras de Vereadores, modificando a decisão do pleno do TCE-PB. "É uma forma cabal de demonstrar que há uma estrutura de poder, que vem do Tribunal de Contas, que julga essas contas. Eu não acredito que seja um ato complexo em relação à figura strictu sensus, ou seja, da análise de contas da expertise que o TCE tem, através dos seus auditores que, diga-se de passagem, realizam um trabalho fantástico. Então seria, mais uma vez, forçar uma interpretação mais flexível que, ao meu ver, não cabe", disse.
Segundo ele, em farto material entregue aos promotores, o Ministério Público indica todas as situações "minuciosamente detalhadas" pela Procuradoria Regional Eleitoral, para que o cerco seja fechado e quem teve as contas rejeitadas não possa disputar as eleições deste ano.
"Vamos permitir que só os gestores probos, a partir das análises dessas contas pelo TCE, possam ter chance de se candidatar", afirmou o procurador geral de Justiça.
As revelações do procurador foi feita no programa no Rede Debate, da RCTV (canal 27 da Net). Ele disse que não haverá exceção e que os promotores já receberam orientações para impugnar essas eventuais candidaturas. O TCE-PB entregou a lista de gestores com contas desaprovadas nos últimos oitos anos ao Tribunal Regional Eleitoral. O levantamento dos nomes desses gestores foi determinado pelo presidente do TCE-PB, conselheiro Fernando Catão, que designou o conselheiro Umberto Porto para a confecção da lista.
Assessoria

0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.