Frei Anastácio apresenta requerimento pedindo formação de comissão da seca


O deputado estadual Frei Anastácio (PT) apresentou hoje (6) requerimento, na Assembleia Legislativa, solicitando a formação de uma comissão suprapartidária, com representantes de todos os partidos, para visitar as regiões atingidas pela estiagem e fazer gestão junto aos governos estadual e federal, no sentido de conseguir meios para amenizar o sofrimento do povo.

O parlamentar disse que atualmente estão em operação, no estado, 684 carros pipa, abastecendo não só a zona rural, mas também a área urbana das cidades. Desses 684 carros pipa, o estado comanda 239 e o exército é que possui a maioria, com 445 veículos. “São mais de 118 mil pessoas dependendo desses carros-pipa e imaginem o restante como está”, indaga o deputado.

Frei Anastácio destacou que a situação a cada dia piora. “Ontem foi anunciado pela Cagepa racionamento de água em mais 15 municípios, outras cidades já estavam enfrentando o racionamento. Temos cerca de 170 municípios em estado de emergência. Dentro dos próximos seis meses, se providências urgentes não forrem tomadas, teremos um estado devastado”, alertou.

As poucas ações que tivemos para amenizar essa situação, segundo o parlamentar, se resumem a recuperação de 169 poços artesianos através da companhia de desenvolvimento dos recursos minerais CDRM. “A Aesa, que a agência das águas do estado, acompanha diariamente o volume de água dos 122 reservatórios, e o que se sabe é que devido à situação climática, a água evapora como uma panela no fogo. Os 122 reservatórios em sua capacidade máxima podem armazenar 3,9 bilhões de metros cúbicos de água. Hoje, o volume d'agua nos açudes e barragens é de cerca de 1,8 bilhões de metros cúbicos, ou seja, 2,1 bilhões a menos do volume total”, disse.

De acordo com dados da Agência, quase 70 por cento dos açudes paraibanos monitorados estão com menos da metade de sua capacidade de armazenamento de água. Mais dois açudes ficaram abaixo dos 5%, aumentado para sete os mananciais que estão quase que completamente secos. Dois deles estão com capacidade chegando a zero. São 28 os açudes que estão em estado crítico. “Por quanto tempo esse restante de água vai durar, se já imaginamos mais 4 ou 5 meses de estiagem? A secretaria executiva da agricultura familiar tem informado que existe a captação de recursos na ordem de 18 milhões de reais. Lembrando que esses recursos todos vêm do governo federal, no caso da agricultura familiar é através do Programa Nacional de Agricultura Familiar. Já foram contratado cerca de 6 milhões de reais dentro do programa de estiagem e 12 milhões no PRONAF geral.

O governo afirma que já distribuiu 16,8 mil toneladas de ração para o rebanho, das 19 mil anunciadas através da EMPASA, que se iniciou no ultimo dia 30 de outubro. Sabemos aqui que isso não é nem sequer chamado de paliativo, a ração foi distribuída, segundo informações que obtive, em apenas 30 municípios. A presidenta Dilma vai ampliar o programa garantia safra, ampliar o número de carros-pipa e prorrogar, até fevereiro de 2013, a venda de milho subsidiado para garantir a alimentação dos animais.

Recursos federais

“Lembrando mais uma vez que a maioria dos recursos usados pelo governo do estado vem do governo federal, do governo Dilma. O bolsa estiagem será prorrogado por mais dois meses. Cerca de  3 bilhões de reais foram liberados para ações emergenciais de enfrentamento à estiagem em 2012 no nordeste. O pacote inclui não só o Bolsa Estiagem, como o Garantia-Safra e o Água para Todos. As ações são coordenadas pelo Ministério da Integração Nacional. Mas como já disse, vou cobrar mais ações, seja do governo estadual, seja do governo federal. Não podemos ver nossos irmãos e irmãs morrendo de sede e de fome”, disse.

Imagens da seca em São Mamede, Rio que abastece o Açude Publico de São Mamede-PB.



Fotos Via Facebook Damião 




0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.