MPPB capacita conselheiros do idoso em Santa Luzia
O Centro de Apoio Operacional da Cidadania e Direitos Fundamentais do Ministério Público da Paraíba está promovendo, desde ontem (31), a 9ª Oficina de Capacitação para Conselheiros Municipais do Idoso, profissionais dos CRAS e CREAS e Gestores da Assistência Social dos municípios de Junco do Seridó, São José do Sabugi, São Mamede, Santa Luzia e Várzea. Participam do evento cerca de 50 participantes desses municípios.
A oficina foi aberta, oficialmente, pela promotora de Justiça da Comarca de Santa Luiza, Carmem Eleonora Perazzo e participaram o coordenador do Caop da Cidadania, promotor Valberto Lira, a coordenadora das Políticas do Idoso, a assistente social Gabrielle Tayanne e representantes de todos os municípios.
Participam das mesas-redondas promovidas durante a oficina Adriana Angélica Nóbrega, do CRAS de Santa Luzia e a Fabiana Lygia, do CREAS Regional de Várzea. Os temas são serão ministradas palestras sobre a legislação voltada ao idoso, sobre o Sistema Único de Assistência Social (Suas), sobre a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), sobre o papel e a atuação dos conselhos de idosos e dos conselheiros, sobre os instrumentos de planejamento do setor público e sua execução e sobre a estruturação do conselho de idoso nos municípios.
Nesta quinta-feira (1º), pela manhã ocorreu a participação do TCE abordando o tema “Instrumento de planejamento do Setor Público e sua execução”. À tarde, será encerrada a oficina de capacitação dos conselheiros com a realização três grupos de estudos, sobre os temas “Estruturar o Conselho Municipal do Idoso”, “Estabelecimento de fluxo pelos diversos serviços no atendimento aos idosos, ante denuncias que desrespeitam os direitos dos idosos” e "Como proceder a fiscalização da efetividade das políticas propostas pelo CMI no âmbito do Executivo".
JefteNews
0 comentários:
O seu comentário é sua total responsabilidade.