Ciranda, coco-de-roda, repente, declamação de poesias por artistas da reforma agrária e apresentação do grupo de música regional Os Cabras de Mateus são algumas das atrações artísticas da programação do Dia Estadual de Combate ao uso de Agrotóxicos, na próxima terça-feira, 19, das 7h às 14h, na praça de eventos no Ponto de Cem Réis, centro de João Pessoa. Durante a abertura da programação será oferecido um café da manhã, com produtos agroecológicos, aos participantes do evento e visitantes.
O ponto forte das primeiras comemorações da data, na Paraíba, será a realização de uma feira com 40 estandes, todos com produtos agroecológicos, vindos da reforma agrária e da agricultura familiar, que já são comercializados em vários locais, em João Pessoa e em outras cidades do estado. Mais de trezentos assentados da reforma agrária, além de agricultores familiares de todas as regiões da Paraíba, irão participar da programação. A promoção do evento é do Incra-PB e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com organização do Instituto de Assessoria à Cidadania e ao Desenvolvimento Local Sustentável (IDS) e Programas de Ates.
O evento tem como base a Lei estadual 9.781/2012, de autoria do deputado estadual Frei Anastácio (PT), que institui o dia estadual de combate ao uso de agrotóxicos. O objetivo é comemorar a data pela primeira vez e despertar a população para o consumo de produtos saudáveis. Na feira agroecológica, por exemplo, os visitantes poderão comprar frutas, legumes, hortaliças e outros produtos ecologicamente corretos, cultivados sem agrotóxicos.
Além disso, o evento terá estandes com artesanato, cultura popular e mostra de experiências desenvolvidas na agricultura com defensivos naturais. Para realizar a programação, o Incra conta com a parceria do MDA, MST, CPT, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de João Pessoa (Cerest/João Pessoa), Pólo da Borborema, ASA,Fetag/PB, UFPB, UEPB, Pastoral da Juventude Rural, Fórum Estadual da Economia Solidária, além de órgãos públicos estaduais, municipais e federais, a exemplo da Emater, Conab, Secretarias de Saúde, Educação e de Políticas Públicas para as Mulheres do Município de João Pessoa, o Mandato do Deputado Estadual Frei Anastácio e outros que ainda irão aderir à ação. Todos os parceiros também estarão presentes com tendas.
Café sem veneno
Durante a abertura do evento, os expositores irão recepcionar o público como um café da manhã com frutas e outros produtos agrícolas cultivados sem nenhum veneno. "Esse café é uma forma de mostrar ao público que é possível cultivar sem agrotóxico e que a Paraíba já tem uma boa experiência nessa área, com cerca de 30 feiras agroecológicas espalhadas pelo estado", disse o superintendente regional do Incra, Cleofas Caju.
Brindes para ação virtual
Segundo os organizadores da programação do Dia Estadual de Combate ao uso de Agrotóxicos, em um dos estandes estarão à disposição dos visitantes vários brindes-surpresa. Mas, para recebê-los, o visitante terá que entrar na rede social www.facebook.com/agrotoxiconaopb e curtir a página alusiva ao dia de combate aos agrotóxicos. Serão disponibilizados computadores com Internet para o acesso à rede social.
"Essa é uma forma que adotaremos para envolver os internautas nessa ação, que visa despertar para o consumo de alimentos sem veneno. Na verdade, queremos que o maior número de pessoas possível tome conhecimento do evento e das alternativas de produção agroecológica que são desenvolvidas em nosso estado", explicou Cleofas Caju.
Um comentário:
Parabens ddputado pela brilhante iniciativa, o deputado sempre a favor do povo.
Postar um comentário
O seu comentário é sua total responsabilidade.