Frei Anastácio pede empenho de deputados para aprovação de escola sustentável na Paraíba

O deputado estadual Frei Anastácio (PT), solicitou hoje, aos colegas parlamentares, que aprovem o projeto de lei de autoria dele que propõe a implantação do programa estadual “escola sustentável” na Paraíba. “A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Paraíba (CCJ) já aprovou o nosso projeto de lei. Espero agora a aprovação do plenário, por se tratar de uma iniciativa de grande importância na formação de uma consciência ecológica dos estudantes”, disse o deputado.

Nos últimos dois anos, Frei Anastácio já apresentou projetos de lei sobre segurança nas escolas, eleições diretas para diretores, escola em tempo integral na Paraíba, implantação de merenda escolar com produtos da agricultura familiar e agora o projeto “escola sustentável”.

O projeto prevê, entre outras coisas, a promoção de ações com vistas ao consumo racional da água e energia elétrica; Incentivar a coleta seletiva de resíduos sólidos, objetivando a reciclagem de resíduos sólidos; promover oficinas de manipulação de materiais recicláveis.

O projeto propõe ainda a conscientização quanto à preservação das áreas verdes existentes nas escolas e em seu entorno; Incentivar o consumo de alimentos orgânicos. De acordo com o projeto, os educandários também irão orientar sobre a importância do cultivo de hortas e pomares, realizar palestras temáticas abertas a toda a comunidade.

“O fundamental é permitir que todos os envolvidos (diretores, coordenadores, professores, funcionários administrativos, alunos e pais) incorporem ao cotidiano, atitudes voltadas à preservação dos recursos naturais. Ser ecologicamente sustentável significa apostar em desenvolvimento e adotar medidas que não desrespeitem o planeta no presente e satisfaça as necessidades humanas sem comprometer o futuro da Terra e das próximas gerações”, disse o deputado.

O petista afirma que iniciativas da escola são fundamentais para promover a conscientização dos alunos, os futuros adultos que tomarão conta do planeta. A questão ambiental é um assunto cada vez mais em pauta na sociedade e pode estar integrada às práticas cotidianas de uma escola. Esse é o jeito mais eficaz de transmitir o aprendizado necessário sobre meio ambiente e sustentabilidade.

“Ressaltamos que este projeto não acarretará custos para o Estado, pois as escolas utilizarão orçamento próprio e promoverão parcerias com a comunidade e a iniciativa privada. Além disso, uma vez aprovado e implantado, propiciará imensuráveis benefícios não só para a escola, mas para toda população, razões pelas quais contamos com o apoio e o voto dos deputados e deputadas”, apelou Frei Anastácio.




0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.