Assentados paraibanos ajudam governo estadual a combater febre aftosa
No mês de maio, quando a Paraíba realizou a primeira etapa da campanha de vacinação contra a doença em 2013, nove assentamentos do Sertão e do Cariri, assistidos pela Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos da Reforma Agrária da Paraíba (Cooptera), receberam oficinas de qualificação sobre a febre aftosa e ações de vacinação assistida. Foram vacinadas 1.191 cabeças de gado nos assentamentos atendidos.
Nas oficinas, os assentados receberam informações sobre a doença, os meios de contágio e os métodos de prevenção, além de serem orientados sobre a forma correta de conservação e aplicação da dose da vacina nos animais. Em alguns assentamentos, as oficinas contaram com a participação de técnicos da Defesa Agropecuária Estadual, que explicaram aos assentados a importância da vacinação do rebanho.
Assentamentos beneficiados
Foram contemplados os seguintes assentamentos: Ananias Pereira (Conceição), Mata Verde (Diamante), Tubarão (São José do Bonfim), Campo Comprido (Patos), José Moreira da Silva (Taperoá), Nossa Senhora Aparecida II (São Mamede), São Vicente (Várzea), Nova Conquista I (Condado) e Nova Vida I (Aparecida).
De acordo com José Adriano da Costa, veterinário da Cooptera, as oficinas tiveram como objetivo capacitar os assentados para que eles possam aplicar as técnicas de controle da doença em suas atividades diárias.
“Queremos tornar os assentados mais independentes e contribuir para que eles aumentem cada vez mais seu nível de conhecimentos técnicos sobre a febre aftosa”, afirmou o veterinário.
Para Cleofas Caju, superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Paraíba, as entidades que atuam nos assentamentos do estado estão realizando um trabalho sério em conjunto com os assentados para garantir a sanidade do rebanho.
“Também é papel de nossa assistência técnica contribuir para que a Paraíba se torne uma área livre de febre aftosa. Ao garantir a sanidade do nosso rebanho estamos fortalecendo todo o sistema de defesa do estado e impulsionando a economia das áreas de assentamento”, afirmou Caju.
0 comentários:
O seu comentário é sua total responsabilidade.