Estação Cabo Branco, promoveu workshop de teatro e abertura de mostra fotográfica, com fotos de São Mamede e do Vale do Sabugi, Confira:

A Estação das Artes, no Altiplano, promove na ultima sexta (16), às 19h, um workshop de teatro para estudantes da Escola Estadual Cônego Nicodemos Neves, dos Funcionários. A capacitação, gratuita, vai ser conduzida pelos atores do Grupo Kairós e realizada no hall de entrada da Estação das Artes, como parte do projeto Arte cultura, desenvolvido pelo setor de Gestão Educacional da Estação. O público de fora que também quiser participar não precisa se inscrever antecipadamente.

Outro evento comporá a Arte Cultura na sexta: a abertura da exposição “Sertão Vive”, da fotógrafa Renata Cavalcante Azevedo, com 40 imagens de paisagens típicas dos confins áridos paraibanos. Renata, de 26 anos, estuda Engenharia Ambiental na Universidade Federal da Paraíba e foi monitora da Estação de 2010 a 2012. “Apesar de não ter raízes sertanejas (sou do Brejo), fui movida pela curiosidade em desbravar o jeito, o cotidiano e a vida nessas cidades”, lembra. Ao todo, ela passou por oito, incluindo Sousa, São Mamede, São Francisco e Santa Luzia e São José do Sabugi.

Teatro – O workshop de artes cênicas será comandado pelos atores José Carlos Souza, Wellandro Duarte e Rita Campos, que farão a encenação do espetáculo infantojuvenil “A Lei e o Livro”, baseado n’ “O Livro do Pode-Não-Pode”, da escritora fluminense Rosa Amanda Strausz.

O livro conta a história de uma cidade que vive sob as leis absurdas criadas por um coronel e comandadas por um delegado truculento, o Jegue Brabo (Duarte). “Bem-humorado, o livro contém leis absurdas, como não poder comer na rua e ser proibido ler e escrever. Com a chegada de um forasteiro confrontador (Souza), tudo muda”, conta Zé Carlos, que foi responsável pela adaptação para o espetáculo.

Segundo ele, a peça deixa uma mensagem positiva sobre a importância da leitura para as crianças e um alerta para os adultos quanto à consciência sobre os direitos. “Na obra, ninguém da cidade tem conhecimento além do coronel e do delegado. E é isso que prevalece na nossa sociedade: as pessoas não sabem sobre os seus reais direitos e deveres”, atenta.

O projeto – O Artecultura é um projeto semanal pensado para que o público de todas as idades tenha acesso a oficinas e workshops preparados por arte-educadores da Estação ou em parceria com grupos populares. As oficinas pedagógicas da Estação abrangem flauta doce, percussão corporal e instrumental, aulas de violão, contação de histórias, teatro, danças populares e preservação do meio ambiente. “A estratégia do Artecultura é expor as lições de aprendizado primeiro, para depois deixar os estudantes soltos, praticando a diversão”, acrescenta Luciano Oliveira, idealizador do projeto.


Portal São José por Renata Cavalcanti
SãoMamede1/Zé Luiz Mineiro

Projeto Artecultura apresenta workshop de teatro e exposição “Sertão Vive”
Quando: sexta-feira (16)
Horário: 19h
Local: hall de entrada da Estação das Artes
Informações: 3214-8303/8270
Contato: José Carlos, ator (8829-6255);
Renata Cavalcante, fotógrafa (8724-2663)

0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.