ABSURDO: Delegada de Santa Luzia-PB é exonerada do cargo
A Delegada Simone Quirino foi exonerada, na última sexta-feira, dia 30 de agosto de 2013, da Delegacia de Policia Civil de Santa Luzia-PB.
Simone Quirino foi exonerada da Delegacia de Santa Luzia-PB e designada para assumir a Delegacia de Gurinhém-PB, localizado na microrregião de Itabaiana.
A Delegada Simone Quirino estava como titular da Delegacia de Santa Luzia-PB há cerca de 1 ano e meio.
Além da Delegacia de Santa Luzia-PB, ela também era responsável pelas delegacias de Várzea-PB, São José do Sabugi-PB e Junco do Seridó-PB.
?????
Nossa equipe conversou com a delegada Simone Quirino para tentar saber os motivos pelo qual ela foi retirada das Delegacias de Santa Luzia-PB, Várzea-PB, São José do Sabugi-PB e Junco do Seridó-PB, já que a mesma, NÃO queria sair daqui, tendo inclusive, de acordo com a própria, planos de vir morar em Santa Luzia-PB.
Ela residia em Patos-PB, onde, inclusive, de acordo com ela mesma, tem residência própria (de sua propriedade), filho pequeno, em idade escolar, e que, de acordo com ela, a criança poderá até perder o ano com essa mudança.
Para a nossa equipe, ficou até uma certa impressão de perseguição, coisa muito comum antigamente, porém, cuja pratica, se confirmada, ainda existe.
E nós que pensávamos que isso era apenas coisa de novela…
Ela não citou nomes e nem motivos, mais isso ficou quase que perceptível, agora, nos perguntamos, por QUEM?!?!?!?
Ela disse que não queria sair, estava abatida, triste por essa decisão, por sua saída. mais porque, de quem foi a decisão?!?!?!?
GOVERNADOR RICARDO COUTINHO
O que ainda não ficou muito claro para a população de Santa Luzia-PB, para a sociedade destas 4 cidades do Vale do Sabugi, são os reais motivos de se tirar uma delegada que já estava há cerca de 1 ano e meio na cidade, onde, nesse período, além de todo conhecimento geográfico da região, a própria equipe montada, a parceria com a Polícia Militar e entre outros fatores que, com a vinda de outro delegado, requererá tempo para se montar toda essa estrutura, conhecimentos, e entre outros, como exemplo, a parceria que se tinha entre as a Polícia Civil e a Polícia Militar de Santa Luzia-PB.
Era visível esse trabalho conjunto entre as duas policias.
Para um Governador que tantos votos teve aqui no Vale do Sabugi, fica difícil de entender os reais motivos para Santa Luzia ser sempre alvo de atitudes que fazem com que o município regrida.
Vamos refrescar a lembrança do Governador
Há cerca de 1 ano, foi PROIBIDO, em Santa Luzia a comercialização, já tradicional, da venda de água por carroceiros.
TENHO comigo a gravação onde a gerente da AGEVISA (Agência Estadual de Vigilância Sanitária), literalmente, se mostra, TOTALMENTE desconhecida, na posição de gerente, na época, dos reais motivos da proibição, bem como, até, da própria localização do município,, como sendo Santa Luzia, chegando a confundir Santa Luzia com Soledade.
É tanto que, depois do o nosso contato, 17h30, no outro dia, logo cedo, a equipe esteve em Santa Luzia e retirou a proibição.
Se de fato era legal a proibição, porque tiraram?!?!?!?
EU TENHO A GRAVAÇÃO!!!!!!!!!!
Cagepa
Patos não tem racionamento de água ainda, utiliza, além da água de seus reservatórios locais, também, da água da adutora Coremas/Sabugi, enquanto que, Santa Luzia, vive enfrentando problemas, diversos, na questão de falta de água.
Segurança
Há poucos dias, a viatura da Polícia Militar de Várzea foi retirada, depois, recolocada.
Também ocorreram problemas com a viatura da Polícia Civil Santa Luzia-PB.
Tinha uma viatura da Polícia Civil de Santa Luzia que foi retirada, depois, tentaram enviar um veículo descaracterizado (de acordo com a própria delegada), coisa que ela não aceitou, ai enviaram a viatura de Teixeira.
Antes da nomeação dos delegados concursados, tínhamos um excelente delegado que matinha a ordem em Santa Luzia, Francimar, depois disso, com a chegada dos concursados, Santa Luzia começou a enfrentar o problema de falta de delegado.
Era comum se encontrar a delegacia fechada.
Depois que a Delegada Simone Quirino assumiu, mesmo com toda a deficiência que existe na questão da segurança em nosso país (e olha que é um país com a maior taxa tributária do mundo), mesmo assim, era visível a mudança, para melhor, na delegacia,
Antes, quase não tinha equipamentos, depois que a Delegada Simone Quirino chegou, com ela, veio equipamentos (até mesmo dela) e entre outros benefícios.
Até mesmo os presos eram tratados com mais dignidade. Sempre percebíamos isso.
Não que com os outros delegados não existisse também esse tratamento digno, porém, parece que as mulheres tem essa característica, de melhor tratamento, do que o homem.
Talvez nossa tradição e costumes explique isso.
Delegacia ficou vazia
Ontem, quando ela estava saindo, quando ela retirou o que era dela, equipamentos dela mesma que estavam a disposição da delegacia para ajudar nos trabalhos burocráticos, até mesmo, jarros com flores enfeitando o ambiente, quando ela retirou seus pertences, a delegacia ficou vazia.
Quando não é oito é oitenta.
Queria saber, francamente se o problema é do Governador Ricardo Coutinho de não gostar do povo do Vale do Sabugi, ou então, ele anda muito MAL ASSESSORADO.
A gerente da Agevisa, por exemplo, quando eu perguntei a ela (TENHO ISSO GRAVADO), se a referida agência já havia feito analises na água do açude de Santa Luzia, já que a população consumia e consume,quando cheiro, quando se tem água nele, dessa água, ela me perguntou, em tom de ironia, se a população daqui bebia água de açude.
Ai eu perguntei a ela, já em um tom, também irônico, qual a cidade, aqui no estado, que era abastecida por água obtida de lençóis de água subterrâneos, até porque, o mais próximo que conheço da região, é Mossoró.
Campina Grande, segunda maior cidade da Paraíba, por exemplo, é abastecida pelo açude de Boqueirão, Santa Luzia, além do nosso açude, recebemos água de Coremas.
Engraçado é que a Gerente desse órgão, na época, não sabia disso.
A Agência fiscaliza água destinada o consumo humano e eu havia questionado a mesma se essa agência havia analisado a água de nosso açude que, há mais de 15 anos, tinham esgotos que deságuam para dentro do mesmo.
Também é uma água destinada ao consumo humano.
O Prefeito Ademir Morais por várias vezes tentou a liberação de verbas, já destinadas, porém, ainda não liberadas, para conclusão de um projeto onde, seria, como ainda está sendo, retirado esses esgotos que, antes, desaguavam para dentro do açude.
Mais essas verba só foi liberada depois que a população se mobilizou e denunciou o descaso.
Para se ter água, muitas vezes, a população de Santa Luzia precisou interditar a BR, causando transtornos a motoristas que trafegam por esse trecho, e que, tem seus compromissos e hora marcada para esses afazeres, justamente, atrasos esses provocados pela interdição da BR, por conta desse, constante descaso, do Governo do Estado, que neste caso, se refere a Cagepa, a água.
Eu não entendo porque é que a Cagepa, que pega uma água de forma gratuita, diferente de companhias de energia que pagam pela obtenção dessa energia antes do repasse a população, enfrentar tantos problemas econômicos?!?!?!?
A própria Cagepa deveria se preocupar com a limpeza do açude e entre outros, como também, num caso como esse, de falta de água, com a perfuração de poços.
Direto ao assunto
O que eu não entendo é o seguinte, ou é algo particular do Governador, ou então, ele está muito mal assessorado, pelo menos, na questão da Agevisa (EU tenho a gravação da conversa que, eu, no inicio do telefonema, me identifiquei e disse a gerente da Agência, na época, de que estava gravando), é algo ligado a péssima prestação de serviços por parte dos assessores, secretários e ou funcionários do governador..
Sinceramente Governador, nos forneça uma explicação.
Uma hora, admiro suas posições Governador, seus atos, outra hora, os questiono.
Ou o senhor de fato tem algo contra a nossa região, ou então, reveja seus assessores, as secretarias funcionários e entre outros,
Uma das coisas que eu mais admirei quando Ricardo Coutinho assumiu o Governo do Estado, foi a questão de colocar, de fato, o funcionário para trabalhar na sua função, a promessa de não existir perseguições e entre outras atitudes louváveis.
Quando observamos acontecimentos como este, ai questionamos se de fato o problema é com o Governador ou com seus representantes, assessores e secretários, e ou, funcionários.
Só para lembrar ao Governador, de vez em quando a cidade de Várzea fica sem viatura, por exemplo, me parece que no último assalto ocorrido na cidade, a um correspondente bancário, me parece, que a cidade estava sem viatura.
Agora a culpa disso não é dos policiais NÃO, até porque, eles nem ganham o que de fato deveriam ganhar, a culpa, é de uma má distribuição dos recursos, de investimentos no setor, a culpa é do SISTEMA.
Em pleno século XXI temos que conviver com, seja Polícia militar ou Civil, a falta de viaturas.
Ontem quando a delegada estava saindo, apareceu na delegacia (não era nada de tão grave), um senhor e uma senhora para prestarem queixa de um fato.
Foram orientados a voltar depois, o motivo, delegacia sem delegado.
Eu fotografei e conversei com eles para fazer o registro desse acontecimento.
A população de Santa Luzia precisa entender esse tipo de situação, saber os reais motivos, seja, na segurança, educação, saúde e entre outros, os reais motivos de se tirar um profissional de uma função, de se deixar um serviço, principalmente como este, desassistido.
Se nós não cobrarmos isso, estaremos nos condicionando a uma expressão que já quase que virou sinônimo, de expressividade, de nossa cidade, a cidade do “aqui já teve”.
E muitas vezes, essa culpa é atribuída a políticos aqui, de nossa própria cidade, quando na realidade, a culpabilidade, vem lá de cima, seja de um político, ou de algum funcionário que se acha, na realidade, o próprio governador.
Na época de eleições, a cidade fica cheia de políticos “pára-quedistas”, depois que passa eleição…
Queremos uma delegacia funcionando, com estrutura, viaturas novas, que forneçam condições mínimas aos nosso policiais, sejam, eles, militares ou policiais civis, para o desempenho de um excelente trabalho.
Eu acho que, apenas como dica Governador, no mesmo Diário Oficial que se exonera um delegado de uma delegacia, já deveria sair a nomeação de um outro, principalmente quando se fala de uma cidade como Santa Luzia que polariza outras que compreendem o Vale do Sabugi.
se o juízo não me falha e a verdade não me mente, quando Francimar foi exonerado da Cadeia Pública de Santa Luzia-PB, na mesma publicação, saiu a nomeação do outro diretor.
Já que falando em Francimar, a Cadeia Pública de Santa Luzia, por exemplo, nesta questão humanitária, também estava tendo um certo destaque positivo, muitas mudanças haviam ocorrido, e para melhor, de uma hora para outra, o diretor, Francimar, contra sua vontade (acredito – pois o mesmo tinha moradia fixa na cidade, desde a época em que foi delegado), foi retirado de sua função, da direção da Cadeia Pública, e designado para outra, aparentemente, sem motivo algum, pelo menos, nada foi comunicado a sociedade.
Eu não entendo essa matemática de coisas que vem dando certo, e de uma hora para outra, de muda tudo.
Sempre disse e repito, muitas vezes, quem faz um mal político são seus assessores, seus representantes mais próximos,
Agradecimentos da Delegada Simone Quirino
Quando nossa equipe procurou a delegada para saber dos motivos de sua exoneração, que, de acordo com ela, ,a própria desconhecia, ela aproveitou a oportunidade para agradecer a toda a população de Santa Luzia-PB, Várzea-PB, São José do Sabugi-PB e Junco do Seridó-PB, pela acolhida nesses quase um ano e meio de trabalhos prestados aqui na região como titular das Delegacias das respectivas cidades neste paragrafo citadas.
Aproveitamos também para agradecer a Delegada Simone Quirino, por ter, sempre, nos recebido, nossa equipe, para dar informações sobre operações ocorridas aqui em nossa região, informações essas, que sempre foram repassadas a toda sociedade.
Desejamos sucesso no seu trabalho a frente da próxima delegacia, que, de acordo ela, será em Gurinhém-PB localizado na microrregião de Itabaiana.
Fonte: Henrique Melo - Rede Sertão PB
0 comentários:
O seu comentário é sua total responsabilidade.