34º Retiro de Carnaval, na Fazenda Verdes Pastos, município de São Mamede, por José Gonçalves.

Pastor John falou sobre o meio ambiente, que o tema é vasto, mas interagindo com os presentes, afirmou que “Deus tem um plano para nossas vidas”. Em seguida perguntou qual é o maior fator de devastação da nossa caatinga e a resposta foi justamente o desmatamento, que, com ele, acaba o habitat natural de diversas espécies; mas, aliado ao desmatamento vem à caça predatória, tráfico de animais e o problema dos resíduos sólidos.

Destacou que 60% da nossa Caatinga já foi devastada, que alguns agricultores quando são entrevistados pelo responsável do Garantia-Safra a primeira pergunta que fazem é: “quantas hectares foram desmatadas para o plantio?” Na Fazenda Verdes Pastos, enquanto a lei determina 20% de reserva legal, lá existem 75%.

Frisou também que do tráfico de animais 90% não chega ao seu destino final, que 475 milhões morrem nas estradas, que 38 milhões de animais são traficados por ano. Destacou ainda a importância da Agricultura Familiar, que deve continuar produzida sem o uso de agrotóxicos, que contamina a terra e consequentemente o ser humano.

Além desses dados, também foram feitas cobranças às autoridades, tais como: Regularização/Formalização do Parque Estadual do Pico do Jabre em Maturéia, onde o governo do Estado, através do seu Secretário Executivo de Agricultura Familiar, poderia levar esse pleito ao Governador Ricardo Coutinho. O que farei.

Denunciou também que muitos caçadores estão tentando caçar na Fazenda, onde já existem seguranças para evitar e tomar as providências cabíveis, mas eu defendo, que o IBAMA e a SUDEMA cheguem mais junto na defesa dessa riqueza em pleno semiárido.

E concluiu afirmando que vai plantar 4 mil mudas de árvores nativas na Fazenda Verdes Pastos zona rural de São Mamede.

Sinceramente, o trabalho que vem sendo realizado na Fazenda Verdes Pastos precisa do apoio e da parceria dos governos municipais, estadual e federal, universidades, pois é uma fonte rica em conhecimento, em reflorestamento, em defesa da vida, em todos os seus aspectos.

Estou feliz! Estou convicto de que o sonho foi transformado em realidade, não apenas para o Pastor John, mas para todos aqueles que ainda acreditam na defesa do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável.

Estamos juntos!
José Gonçalves.
Fotos: José Gonçalves
BlogSãoMamede1



0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.