Manifesto “Açude para Todos”: Pe. Luiz Couto defende Complexo Coremas Mãe D´Água
Manifesto “Açude para Todos” foi registrado em pronunciamento realizado na Câmara dos Deputados pelo paraibano Padre Luiz Couto (PT-PB) nesta quinta-feira, 11.
O documento faz a defesa do complexo Coremas – Mãe D’água, barragem na região de Piancó que beneficia 112 municípios do sertão paraibano e que completou 73 anos de sua construção.
Atualmente, devido à crise hídrica que atinge todo o Brasil, o complexo registra o menor nível de armazenamento de água em toda sua história.
No manifesto lido por Luiz Couto, a União da juventude coremense explica que o açude Estevam Marinho e Mãe D’água comportam juntos mais de 1 bilhão de metros cúbicos de água, mas diante da maior seca de todos os tempos, o reservatório está próximo do volume morto, com menos de 13% da sua capacidade e sem previsão de chuvas.
A barragem importância fundamental na vida da população naquela região e no aproveitamento do potencial hídrico da Paraíba. Por isso, os jovens coremenses clamam por socorro e para amenizar a dor daquelas famílias apresentam algumas sugestões.
Uma delas é o desassoreamento do açude, com a retirada de resíduos sólidos para aumentar a capacidade hídrica do complexo. Além disso, são defendidas reformas estruturais na parede do açude, que tem rachaduras.
Outra proposta é a reforma na Barragem Mãe D’água, com a construção de uma estrada de acesso até a barragem, revitalização da ponte de madeira caída, da pracinha da barragem para o turismo, entre outros.
Os jovens ainda propõem transformar as localidades da Barragem da Mãe D’água em uma área de Ecoturismo ou Turismo Ecológico; bem como tornar a parede do Açude em uma área de promoção de saúde, e lazer, que seria fechada nos fins de tarde para o traslado de motos e carros , sendo somente liberado para pedestres e ciclistas (das 16h30min às 18h30min).
Finalmente, eles sugeram que haja transparência na gestão das águas do complexo e do Canal da Redenção, sendo melhor administrado para o uso da água e desenvolvimento Social/Humano.
“Afirmo meu compromisso em enviar este clamor do povo Coremense e de toda região do Vale do Piancó, bem como de outras regiões que são atendidas pelas águas do açude de Coremas e Mãe D’água,aos superintendentes Nacional e Estadual do Departamento Nacional de obras Contra Seca e ao Governador da Paraíba para que tomem às providências necessárias.
Sabemos que a água é sobretudo o alimento mais importante da vida humana e neste momento devemos unir força, inteligência e educação para não desperdiçarmos e com isso preservarmos nossas riquezas hídricas”, declarou Luiz Couto.
O deputado enfatizou que encontrar soluções para um problema tão complexo como o da água é, sem dúvidas, um dos grandes desafios da sociedade contemporânea que exige participação dos poderes legislativo e executivo, além de toda população.
Segundo ele, a melhoria das tecnologias de distribuição, afim de diminuir o desperdício, a aplicação de multas, aliada ao desenvolvimento de campanhas educativas, ampliação do saneamento básico e, sobretudo, a conscientização de que a água é um recurso limitado e, portanto, precisa ser preservada, são medidas que podem minimizar impactos e criar perspectivas de um futuro mais sustentável.
Assessoria
Assessoria
0 comentários:
O seu comentário é sua total responsabilidade.