Secretaria de Educação de São Mamede abre Projeto “São Mamede Lê... Porque Lê é uma delícia", confira:
A Prefeitura
Municipal de São Mamede, através da Secretaria de Educação, realizou nas
escolas municipais a abertura do projeto “São Mamede Lê, Porque Lê é uma
delícia”, começando na segunda-feira (15) pela Escola Rodolpiano da Nóbrega,
turno noite, modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Durante o evento, Ubiratan da Silva
Araújo (Bira Cabelereiro), ex-aluno da EJA, deixou seu testemunho dizendo que
aprendeu a ler e escrever graças a EJA e ao apoio de sua família. Atualmente
está na escola preparatória de Diácono da Diocese de Patos.
Na Creche Lúcia de Fátima, a abertura
aconteceu terça-feira (16) com a participação dos alunos, professores, direção
da escola e demais funcionários em um momento de apresentações lúdicas
envolvendo o tema. Já a Escola Fildani Souto Gouveia começou na quarta-feira
(17), no auditório do CIEM, em que os professores recitaram poemas, cordel e
compartilharam com os alunos os livros e leituras prediletas. À tarde, a Creche
Delano Wanderleia abriu o projeto com a participação das próprias crianças em
uma dramatização do “Casamento da Dona Baratinha”.
Dentro da programação, na sexta-feira
(19), as escolas da zona rural fizeram da abertura do projeto um intercâmbio:
Baraúnas e Gatos, Serra Branca, Roça e Cupim, as escolas Severino Antônio Ramos
e Verdes Pastos, na comunidade Angola. No mesmo dia, a Escola Francisco
Pergentino reuniu os alunos no auditório para uma apresentação e, em sala de
aula, trabalhou a leitura.
Por último, segunda-feira (22), a Escola Lúcia de Fátima apresentou o “rap da
dona baratinha” chamando a atenção dos alunos para a literatura infantil. O
Secretário de Educação, Gerlúcio Medeiros, afirmou que trazer a prática de
leitura para o cotidiano dos alunos e professores é um desafio para a
educação.
“Através do núcleo pedagógico
municipal, formado pelas coordenadoras Tatiane Araújo e Aline Araújo, criamos
esse projeto que visa desenvolver a leitura de forma mais duradoura em todos os
segmentos do ensino fundamental e da educação infantil. Um trabalho reproduzido
de forma diferente a cada bimestre e que perpassa para os anos seguintes.
Portanto, o aluno tem esse contato mais direto e cotidiano com a leitura”,
ressaltou Gerlúcio Medeiros.BlogSãoMamede1 com Ascom/PMSM
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