Primeira noite de Festival de Picotes reúne milhares de pessoas numa programação pra lá de cultural

Lugar de muitas histórias, com um patrimônio histórico rico e ambiental primoroso, a Vila de Picotes também é lugar de cultura. A primeira noite do 1º Festival Cultural de Picotes, nesta sexta-feira(03), em São Mamede-PB, atraiu um grande público curioso para ver de perto a vasta programação cultural que reuniu milhares de pessoas em um dos cenários mais deslumbrantes do nosso Sertão.

A Vila ficou pequena, mas atrativa e aconchegante. A programação foi recheada de atrações musicais e exibição de curtas metragens que foram rodados na Vila Picotes foram um dos aperitivos de uma noite que ainda reservou a feirinha de artesanato, exposição de fotos antigas e Stands, além da cantora Isabella Fernandes e Forró da Macambira.

O lugar do início do século XX, localizada na zona rural de São Mamede, no Alto Sertão da Paraíba, foi descoberta por gente de fora. No entanto, nesta noite foi descoberto por pessoas simples do lugar mesmo que mal conheciam as suas produções e acompanharam os filmes brasileiros, como “Cinema, Aspirinas e Urubus”, “A Botija do Vei Nicolau”, e o mais recente e premiado filme “Desertos”, gravado em Picotes, que tem no seu elenco ninguém menos que Lima Duarte.

A noite ainda reservou, por exemplo, a passagem do comercial gravado da Nissan que popularizou nacionalmente o local. Sem falar na apresentação da Banda Marcial Professora Fidalni que deu seu show aparte.

Em entrevista ao 40 Graus, o prefeito Umberto Jefferson agradeceu aos parceiros na realização do evento, a exemplo da Secretaria de Cultura do Estado, uma vez que o momento de crise atinge todo o país.

“Pensar num festival cultural em momento desse é complicado, mas, tivemos pé no chão com muita parceria, quase sem ônus para a prefeitura. Estamos promovendo esse festival de cultura. Então, tenho que agradecer a vários parceiros, não só ao governo do estado, mas, outros que iremos divulgar no momento oportuno que vem dando esse apoio financeiro para que a gente possa promover a nossa Vila de Picotes”, afirmou.

Jefferson garantiu que este será apenas o primeiro de muitos e agradeceu ao povo que compareceu em massa. “Nesta segunda noite deveremos ter um público ainda maior”, espera ele.

O secretário de Cultura e Artes de São Mamede, Diogo Araújo, disse que o segredo do sucesso foi as parcerias e, juntamente com o Governo do Estado, em plena recessão econômica que atinge de forma vertiginosa os municípios e estados, foi planejado o I FECUP. “São Mamede entra com o pé direito na produção cultural sertaneja, resguardando uma área de grande relevância histórica e apontando de forma muito segura para uma política de desenvolvimento do turismo e da economia criativa local”, disse ele.

O secretário de Cultura do Estado, Lau Siqueira, que participou ativamente da organização, afirmou que “São Mamede entra com o pé direito na produção cultural sertaneja, resguardando uma área de grande relevância histórica e apontando de forma muito segura para uma política de desenvolvimento do turismo e da economia criativa local”.

“A gente pôde ver aqui tudo muito simples e verdadeiro. Tudo muito bem articulado. Tudo ampliado com a vontade de quem sabe que é preciso resistir e realizar atividades que movimentem economicamente uma região de rica em gastronomia, artesanato e que ainda guarda as principais características das culturas tradicionais”, expressou Lau.

O evento reuniu diversas autoridades da região, políticos do Vale do Sabugí e do Sertão que foram prestigiar a primeira noite de evento, a exemplo dos prefeitos Otoni Medeiros, Zezé, vice Chicão, Rosalba Motta, ex-prefeitos Chagas e Dr. Umberto Marinho, deputado Nabor Wanderley, entre outras lideranças.


A segunda noite promete ser ainda mais diversificada e deve atrair um grande público. Siga abaixo a programação




Portal40Graus 

0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.