Secretaria de Saúde intensificou a Multivacinação de crianças e adolescentes em São Mamede

 


Neste mês de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Mamede vivencia duas campanhas de vacinação, a saber,  a Poliomielite (paralisia infantil, ou, pólio) e a Multivacinação, com oferta de vacinas nas quatro unidades básicas de saúde. A vacina da pólio é voltada para crianças de 1 ano a menores de 5 anos, já as outras vacinas do calendário básico são para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Fazem parte da lista de vacinas disponíveis nas UBS, por exemplo, a VIP (vacina inativada poliomielite), Hepatite A e B, Febre amarela, Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela e HPV.

Vale dizer que o dia "D" da vacina contra a pólio foi realizado em 20 de agosto (sábado). Nessa ação, o município vacinou 98 crianças. 

Para a enfermeira Fabiana Casusa, que trabalha na Hercília Paz, localizada no bairro Beira Rio, “o dia D é muito importante para fazer a atualização das cadernetas vacinais, proporcionando, assim, uma imunidade maior nas células de defesa dessas crianças”.

Ainda destacou que essa mobilização também oportuniza “àquelas mães que trabalham durante a semana, ou que não vieram ao postinho porque a criança estava doente, então, é muito importante esse dia de intensificação”.

O coordenador de vacinação, Daniel Santos, afirmou que “a campanha da pólio tem sido muito proveitosa, bem aceita pelos pais, os mesmos vêm procurando as unidades diariamente”. Essa atividade contra a poliomielite segue até o dia 9 de setembro em todo o País. 

Outra atividade implementada pela SMS, no início de agosto, foi a ampliação do público-alvo da da Influenza, dessa vez, vacinando os adolescentes da escola Marina Souto Gouveia e do estadual Napoleão Ábdon da Nóbrega, incluindo.

ASCM/PMSM




0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.