De São Mamede: Pesquisador da UEPB integra lista de cientistas mais influentes do mundo em 2025
O professor e São-mamedense, Rômulo Romeu da Nóbrega Alves, do Departamento de Biologia do Campus V (João Pessoa) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi reconhecido como um dos cientistas mais influentes do mundo, segundo o ranking internacional divulgado nesta sexta-feira (19).
A classificação é resultado de um estudo anual realizado pela Universidade de Stanford, em parceria com a editora Elsevier, e considera os pesquisadores mais citados globalmente com base em dados da plataforma Scopus. O professor Rômulo figura entre os 2% mais influentes no campo da Biologia.
Com trajetória marcada por uma produção científica sólida em Zoologia, com ênfase em Etnozoologia, ele também atua na formação de mestres e doutores pelos programas de pós-graduação em Ecologia e Conservação (PPGEC) e em Etnobiologia e Conservação da Natureza (PPGEtno), ambos da UEPB.
Segundo o professor:
"Estar na lista é não apenas um reconhecimento individual, mas também uma conquista coletiva, fruto de parcerias com estudantes e pesquisadores do Brasil e do mundo. Esse resultado mostra que a ciência de qualidade pode ser produzida em todas as regiões do país, inclusive fora do eixo Rio–São Paulo."
Entre os frutos dessa formação de excelência, destaca-se a egressa Anna Karolina Martins Borges, que recebeu o Prêmio CAPES de Tese 2025 na área de Biodiversidade, com pesquisa desenvolvida no PPGEtno.
Esse reconhecimento reforça a vocação da UEPB para a pesquisa científica e a formação de profissionais de alto nível, com impacto nacional e internacional.
Blog São Mamede 1 com UEPB
0 comentários:
O seu comentário é sua total responsabilidade.