Várzea lança programa de erradicação às drogas
As comemorações alusivas aos 50 anos de emancipação política da noite do dia 09 de janeiro aconteceram na EMEIF Sandoval Rubens de Figueiredo, a partir das 19h, com o lançamento do Programa de Erradicação de Drogas – PROERD; Palestra sobre Alcoolismo com o Dr. Francisco Lucena de Araújo Filho e a fixação da placa da recuperação e ampliação da EMEIF.
Estavam presentes no evento, o Bacharel em Direito e Cabo da Polícia Militar, Francisco Cavalcante Filho, Instrutor do PROERD do 3º Batalhão de Polícia Militar de Patos – PB, que apresentou Programa a sociedade e assinou o convênio juntamente com o Prefeito José Ivaldo de Morais e o Secretário de Educação José Amilton da Costa, firmando essa parceria entre Município e Estado, através da Polícia Militar.
Segundo o representante do PROERD, Cabo Cavalcante, esse Programa teve início nos Estados Unidos e atualmente existe em 64 países e em todos os Estados da Federação, onde conta com 10 lições para alunos do 5º a 7º ano. “O PROERD é uma quebra de paradigma, uma junção da Polícia Militar com as famílias, escolas e toda a comunidade contra esse câncer que são as Drogas”, enfatizou.
Durante o evento, a senhora Maria Dalva (Dalvinha) entregou para a Biblioteca Municipal Profº Margarida Batista, um exemplar de sua tese de pós-graduação que a mesma fez em relação ao trabalho do Agente Comunitário de Saúde do Município de Várzea.
Após a apresentação do PROERD, o Médico Francisco Lucena realizou a palestra sobre alcoolismo, onde apresentou dados concretos e científicos, sobre essa patologia, uma vez que, o médico afirmou que o alcoolismo é uma doença.
O senhor Luiz Paulo de Souto (ex-Alcoólatra) deu o seu testemunho, onde o mesmo a mais de uma década está conseguindo evitar o primeiro gole de álcool. “Quem sofre mais com o alcoolismo, não é o próprio alcoólatra, e sim, a família”, declarou.
Segundo a Secretária de Saúde, Márcia Lúcia, foi realizado um estudo no município e o índice de alcoolismo no Município é altíssimo e somente com estas ações de cidadania, campanhas educativas e palestras irão sensibilizar a sociedade e principalmente os jovens que são o público alvo de maior concentração.
Sertão 1
0 comentários:
O seu comentário é sua total responsabilidade.