CRM denuncia: Falta cirurgião torácico no Hospital Regional de Patos

A população de Patos e região do Sertão da Paraíba está sendo prejudicada com a falta de médicos especialistas em cirurgia torácica no Hospital Regional Janduhy Carneiro. Segundo informações do Conselho Regional de Medicina (CRM), os profissionais da área só estão atendendo nas quartas e quintas-feiras, gerando uma situação deficiente, já que muitos pacientes graves estão sendo transportados para o Hospital de Trauma de Campina Grande e João Pessoa, correndo risco de morte. No último sábado, um jovem morreu durante o percurso, porque não encontrou atendimento cirúrgico imediato.
Conforme o conselheiro do Conselho Regional de Medicina em Patos, Thiago Alencar, os pacientes que chegam ao hospital com algum tipo de trauma não estão sendo atendidos de forma regular. Ele informou que muitos estão sendo transferidos para outros hospitais especializados no Estado, sem ao menos receberem os atendimentos iniciais.
"Esses pacientes têm que ser estabilizados e só assim poderão ser transferidos, mas há casos que nem uma viatura avançada pode resolver, pois o risco de morte é muito grande, com um tempo-resposta de 20 minutos. Se o paciente não for atendido imediatamente e receber um tratamento adequado, ele infelizmente vai morrer", contou o médico.
O conselheiro informou que com a falta de cirurgiões torácicos, que poderia sanar esse risco, muitos pacientes graves e com traumas vão continuar encontrando dificuldades para realizar uma operação, como aconteceu com um jovem, que não teve seu nome divulgado, no último sábado, quando era transportado para o Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga, em Campina Grande.
Segundo o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade, Pedro Timóteo, cerca de 100 atendimentos diários necessitam do apoio das ambulâncias do serviço que, além de atender os casos locais, agora precisam transportar as vítimas de traumas.
Pedro Timóteo informou que em casos mais graves, mesmo o atendimento em uma viatura com Unidade de Transporte Avançado (com recursos de UTI), ainda não é suficiente para prestar um serviço com completa eficiência, como em uma sala de hospital. 


Isabela Alencar com Hora Exata

0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.