Desabafo do medico Dr. Umberto Jefferson quanto a tentativa de socorro a adolescente morta durante a realização do São Pedro de São Mamede-PB

Costumava ver esse tipo de manipulação em foto em casos de polícia ou quando o acusado era menor de idade.
Acredito que tentar salvar uma vida não é crime e apesar de jovem tenho + de 18 anos.
Foto tirada durante o transporte da jovem de 15 anos alvejada domingo nas festividades do tradicional São Pedro de São Mamede.
Fui informado do ocorrido pela amiga Camila Brito, e me dirigi ao hospital juntamente com meu irmão Umberto Joubert .
É bom deixar bem claro que não existiu impedimento algum para nossa entrada naquele nosocômio, até por conta da gravidade do caso.
Já na sala de urgência, iniciamos os procedimentos necessários para tentar salvar a vida daquela jovem, juntamente com os profissionais lá presentes, dentre eles enfermeiros e técnicos em enfermagem ( se havia algum médico, esse não se identificou nem participou ativamente do socorro a vítima ).
Com ajuda de todos, realizei o acesso venoso bilateral para infusão de líquidos, medicamentos e hemoderivados (FALTA).
A jovem interagia e se comunicava até certo momento, quando começou a perder a consciência e tive que proceder a intubação traqueal para manter via aérea da mesma.
Faltaram algumas medicações e material adequado para tal procedimento ( Tubo e lâmina inadequadas) ainda assim, foi feito!
Aguardamos a chegada do SAMU de Santa Luzia e transportei a mesma para dentro da ambulância (FOTO) para ser colocada em ventilação mecânica e monitorizada.
A colega do SAMU assumiu o caso e realizou a transferência para Patos e depois CG, tendo em vista a gravidade do caso a jovem acabou não resistindo infelizmente!
Acredito que se o socorro não fosse demorado (20...30min agonizando, sangrando) a sorte dessa jovem seria outra.

Fiz pq era minha obrigação, como médico! Agora, o mesmo juramento que fiz quando me formei, outros colegas também fizeram e assistiram literalmente de CAMAROTE o ocorrido e nem para ir prestar socorro, ir no hospital para saber como a paciente está, ajudar de alguma forma meu Deus!
Ainda continuaram a festa como se nada tivesse ocorrido, REVOLTANTE!
O CRM irá solicitar a escala de Plantonistas Médicos do mês de julho, alguém tem que ser responsabilizado!
Não passa pela minha cabeça que um período festivo desse não tenha médico, base descentralizada do SAMU, um mínimo de estrutura física e logística para atender a população, os turistas e os filhos ausentes.
Deixo aqui meu agradecimento a toda equipe, bastante prestativa!


Foto 1 Portal São Mamede
Dr. Umberto Jefferson (via Facebook) 
Sertão PB.

0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.