Deputado Frei Anastácio está preocupado com nova seca em 2013


O deputado estadual Frei Anastácio (PT) disse, hoje (15), que a Assembleia Legislativa está cumprindo seu papel ao apresentar o relatório com as reivindicações levantadas pela Caravana da Seca, no auditório do Hotel Tambaú. “Mas, eu temo pela transposição de águas do São Francisco. No nosso estado, não está sendo feito nada em relação aos rios que irão receber a água. Vamos cobrar mais ações dos governos”, lamentou.

O parlamentar argumentou que não está preocupado só com o andamento das obras, mas também com a qualidade da  água que servirá aos paraibanos. “Nossos rios estão degradados e quando essa água chegar cairá diretamente na lama. Essa degradação tem como principal agente os areeiros que retiram toneladas de areia de forma indiscriminada, disse.”

Mais estiagem em 2013
O parlamentar lembrou que o relatório da caravana da seca, e os dados não são animadores. “Segundo os dados analisados, a seca de 2012 também continuará em 2013. Se não houver esforço concentrado de todo o país, não vamos resolver esse problema”, alertou.

Por outro lado, o parlamentar ficou feliz em ver a sociedade se manifestando em favor da ação dos deputados em preparar esse relatório que será entregue diretamente a presidenta Dilma, cobrando ações para acelerar as obras da transposição, incentivo econômico para a região e negociação das dívidas dos agricultores.

 “A caravana da seca teve um papel importante para chegar a esse resultado. Andamos quase dois mil quilômetros e passamos por cerca de 50 municípios, ouvindo seus representantes e o povo como um todo, agora com esse documento em mãos, vamos bater na porta de quem pode mais ajudar, que é o governo federal”, destacou o petista.

O cientista Luiz Carlos Mollion, que proferiu palestra durante a apresentação do relatório, alertou durante  o lançamento da campanha S.O.S. Seca, que essa estiagem tem as mesma características da seca de 1950, quando o oceano pacífico esfriou causando alterações no clima da America do sul, resultando na maior seca daquela época durando três anos. “ As características de 1950 e de 2012 são as mesmas, portanto 2013 provavelmente teremos poucas precipitações de chuvas para a região” informou o palestrante.

Frei Anastácio também anunciou  que tem o dever de fazer parte da comissão que irá entregar a presidenta o relatório S.O.S seca Paraíba. “Precisamos dar um basta nessas condições que enfrentamos desde a colonização. As ações assistencialistas do governo são importantes, mas não queremos viver eternamente nessas condições, por isso todos os deputados estão unidos para dar um fim a esse drama,” destacou o parlamentar.

http://www.freianastacio.com.br/


0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.