Jovens da Alemanha conhecem realidade da luta pela terra na Paraíba
O deputado estadual Frei Anastácio (PT) passou o sábado (20), com um grupo de 35 jovens alemães visitando agricultores familiares no litoral sul da Paraíba. Os jovens vieram para a Jornada Mundial da Juventude, mas resolveram antes passar pela Paraíba para conhecer a realidade da luta no campo. Pela repercussão da atuação de Frei Anastácio nessa área, eles o escolheram para falar sobre a atuação paramentar e a luta pela terra no estado.
A primeira visita do grupo foi ao assentamento Marinas do Abiaí, em Pitimbu. Lá, eles ouviram um resumo da história do assentamento e um relato sobre a atuação parlamentar de Frei Anastácio. Depois todos foram visitar o acampamento Capim de Cheiro, em Caaporã. Segundo Frei Anastácio, os jovens alemães ficaram impressionados com a falta de valorização dos agricultores, por parte do poder público. Eles relataram que na Europa, os produtores de alimentos são muito respeitados e valorizados.
Para Frei Anastácio, a visita dos jovens foi muito positiva já que eles conheceram as duas faces da luta pela terra: os que não possuem terra, e vivem bem, e os que ainda estão lutando por um pedaço de chão para plantar. Frei Anastácio acredita que as informações coletadas pelos jovens poderão contribuir para futuras parcerias entre as organizações dos movimentos sociais ligados à terra, com entidades alemãs.
“O grupo de 35 jovens é ligado aos Conventos franciscanos da província franciscana de Santo Antônio do Brasil, de Mettinge e Bardel. O grupo escolheu passar um dia comigo e a irmã Tânia, da Comissão Pastoral da Terra (CPT) visitando o litoral sul para ver de perto o que está sendo feito na luta pela terra no estado da Paraíba. Para mim, foi muito gratificante”, disse o deputado.
Os jovens, agora, embarcarão para o Rio de Janeiro, para participar da programação da jornada mundial da juventude. Segundo Frei Anastácio, ao todo, mais de cem jovens alemães foram espalhados pelo Brasil em busca de informações.
0 comentários:
O seu comentário é sua total responsabilidade.