Segundo estimativa do IBGE cidades do Vale terão pouco aumento populacional


Segundo portal do IBGE, www.ibge.gov.br, as cidades do Vale do Sabugi terão um crescimento populacional pequeno, é o que diz o Senso de 2010, com a estimativa ainda para o ano de 2012, e diz mais, a cidade de São Mamede baixa seu número populacional e a cidade do Junco do Seridó não aumenta o número de habitantes.
Segundo o IBGE Santa Luzia, contagem do Senso de 2010, teria 14.719 habitantes, com uma estimativa para 2012 chegar ao número de 14.826; a cidade de Várzea teria 2.504 com estimativa de 2.573; enquanto São José do Sabugi passaria de 4.010 para 4.027, demonstrando assim um pequeno crescimento no número de habitantes residentes nessas cidades.
Já a situação dos municípios de São Mamede e Junco do Seridó são diferentes. Segundo o IBGE São Mamede perderia população pela estimativa para o ano de 2012. O município teria 7.748 habitantes e passaria a 7.708, configurando uma queda. Junco do Seridó manteria o mesmo número de habitantes, 6.745.
Os prefeitos das cidades reclamam dos números do IBGE. Segundo eles as populações são maiores do que o registro feito pelo instituto, mas o problema é de metodologia, segundo explicou ao portal Sertao1 um funcionário do IBGE.
Para o IBGE estudantes que moram em outra cidade são registrados na cidade na qual estão morando no momento, o que leva a diminuir o número de habitantes dos municípios, pois nas cidades do interior há sempre uma enorme quantidade de jovens que moram em outras cidades para cursar o ensino universitário.
Outra questão que preocupa os prefeitos é com relação ao FPM, Fundo de Participação dos Municípios, que é de acordo com a população dos municípios, quanto maior a população, maior os recursos destinado aos municípios. 





Sertão1 

0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.