Agricultores de São Mamede, Patos e Princesa Isabel recebem sementes de milho, feijão e sorgo

DSC 1402Depois de iniciar na semana passada a distribuição de sementes selecionadas nas regiões de Sousa e Cajazeiras, o Governo do Estado está começando  a repassar para os agricultores familiares as cotas de milho, feijão e sorgo nos municípios da região de São Mamede, Patos e Princesa Isabel, por meio dos escritórios da Emater Paraíba.

Nas duas regiões serão atendidos 15.745 agricultores familiares com 48.440 quilos de milho, mais 24.000 quilos de feijão macassar e 10.300 quilos de sorgo. As sementes estão estocadas em São Mamede.

Foi montado pelo Governo do Estado uma logística para distribuir gratuitamente, em nove cidades-pólo, 684 toneladas de sementes selecionadas de feijão, milho e sorgo com 109 mil famílias de agricultores familiares. As sementes para o plantio serão entregues prioritariamente aos agricultores dos 187 municípios que fizeram adesão ao Garantia Safra 2013.

Os nove pólos regionais de distribuição nas cidades de Alagoinha, Esperança, São Mamede, Sumé, Princesa Isabel, Picuí, Catolé do Rocha, Sousa e Itaporanga.

Durante o período de um mês o Programa Estadual de Distribuição de Sementes - Safra 2013/2014, serão 684 toneladas de sementes selecionadas, sendo 345 toneladas de sementes de milho, 79,1 toneladas de sorgo, 160 toneladas de feijão macassar e 100 toneladas de feijão carioquinha.

Nas regiões do Sertão, Serra do Teixeira e Cariri iniciou o período de plantio e se houver necessidade, pode ser feito o replantio. Para os municípios do Curimataú, Seridó e Brejo, a recomendação é que as sementes sejam utilizadas de acordo com o calendário de plantio. Mais orientações podem ser adquiridas com os técnicos da Emater.

No município de Patos, o agricultor Damião José Medeiros, do Sitio Conceição de Baixo, aproveitou as chuvas ocorridas na semana dedicada a São José para plantar feijão e, agora, receberá sementes de milho, feijão e sorgo para ampliar o plantio, agora, em consórcio com a palma forrageira, num trabalho acompanhado pela Emater Paraíba. As sementes são distribuídas pelo Governo do Estado. Assessorado pela Emater, tem recebido a visita do extensionista Genival Alves de Lima que acompanha os trabalhos de preparo do solo.

EMATER com SãoMamede1
Zé Luiz Mineiro


0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.