Especial São Mamede 60 anos: Editorial:

ATA DE INSTALAÇÃO DO MUNICÍPIO

ATA DE INSTALAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO MAMEDE E POSSE DO SEU PRIMEIRO PREFEITO
AO PRIMEIRO DIA DO MÊS DE MAIO DE MIL NOVECENTOS E CINQUENTA E QUATRO... Ao primeiro dia do mês de maio do ano de mil novecentos e cinquenta e quatro, nesta Cidade de São Mamede, do Estado da Paraíba, mo edifício do Grupo Escolar “SERÁFICO DA NÓBREGA”, pelas dezesseis horas, presentes o Dr. Simeão Fernandes Cardoso Cananeia, juiz de Direito da Comarca de Santa Luzia, que presidiu a solenidade, os deputados Otacílio de Queiroz, representante do Exmº Sr. Governador do Estado; Napoleão Abdon da Nóbrega, primeiro Secretário da Assembleia Legislativa do Estado e representante do Presidente da mesma Assembleia; (...)

O blog São Mamede 1, instrumento de comunicação social do meio popular de São Mamede, durante as comemorações do seus aniversário de três anos de existência, fará uma retrospectiva histórica desde o início do século XXI até os dias atuais, para comemorarmos os SESSENTA ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DA NINFA DA SABUGY, nossa linda São Mamede. 

Com esse pensamento, vamos começar este Editorial transcrevendo no seu primeiro parágrafo, o início da Ata que instalou o nosso município e deu posse ao seu primeiro Prefeito o Sr. Misael Augusto de Oliveira Filho, que governou São Mamede por um período de aproximadamente 18 meses. Foi um início contagiante, extremamente brilhante, digno de um povo que traz no sangue a pureza da nobre raça, a sertaneja!  Construiu o prédio da Prefeitura seguindo a linha arquitetônica da época, a Praça Coronel José Paulo Souto, adornada de um coreto elevado e o Sabugy Clube, sodalício de realizações memoráveis, como: a festas das debutantes, os grandes carnavais e o mais tradicional dos nossos festejos populares, o São Pedro, além de atos e fatos dignos de registros. 

Outros prefeitos deixaram suas contribuições administrativas, cada um a seu modo, a seu estilo. Foram sucessivos, com pequenos e grandes méritos. Nossa terra se emancipou politicamente no dia primeiro de maio do ano de 1954, agora no dia primeiro de maio do ano de 2014, portanto, sessenta anos depois, precisa também, emancipar-se social e economicamente. 

Conclamamos a todos despojados dos seus interesses, sem classe social e nem cores, para estarmos felizes nesse dia. Somos uma comunidade, assim vamos agir; por que a mais perversa das vaidades é a vaidade do absoluto, assim sejamos todos e não um; sejamos nós para sermos todos, sejamos Sãmamendenses orgulhosos da nossa história.

 Direção do Blog São Mamede 1
Zé Luiz Mineiro
Colaboração;
Professor e Historiador Coló
Jornalista Mario Bento.
Arte:
Welinton Fernandes. 





4 comentários:

Fátima Almeida. SP disse...

Lindo o blog está de PARABÉNS, Zé Luiz cada vez mais vc surpreende a todos....e junto com Coló e Mario aí vira o trio para dura... muita justa a homenagem. PARABÉNS mi encheio os olhos de lagrimas rever essa linda foto da caraica.

Anônimo disse...

parabéns a todos ficou lindo a arte e editorial mostrou sua capacidade Zé Luiz Mineiro.

Helena disse...

PARABÉNS AO BLOG, MARIO E COLÓ escutei um pouco a entrevista de vocês na radio e vi que vem uma boa parte da historia de São mamede. PARABÉNS.

Naldo. disse...

Muito bem feitos parabéns.

O seu comentário é sua total responsabilidade.