Os ventos trazem sinais de uma possível aproximação do governador Ricardo Coutinho e José Maranhão

ZÉ MARANHÃO e RicardoOs ventos trazem conversas e sinais de uma possível aproximação do governador Ricardo Coutinho (PSB), candidato à reeleição, e José Maranhão (PMDB), candidato ao Senado. Uma aproximação sem contato direto, mas atmosférico. A “aliança branca”, ainda no plano dos articuladores, estaria sendo costurada como alternativa a uma possível e obrigatória separação do PSB e PT, do candidato a senador Lucélio Cartaxo. A decisão sobre a manutenção ou não da aliança deve sair até o dia 5 de agosto, no TRE, e no caso de perder o candidato ao Senado petista, RC não teria mais tempo de colocar outro nome competitivo da coligação. Mesmo de maneira “extraoficial”, Maranhão seria o nome para ajudar.
O enlace de bastidores entre Ricardo e Maranhão estaria sendo amarrado, principalmente, para que se consolide no segundo turno. Aliás, para os analistas, um grande fato, um reforço, como esse, pode dar fôlego a RC na campanha à reeleição. Talvez não passe de papo de cafezinho, mas há sinais para essas conjecturas. Um forte elo já existe: as duas agências de publicidade que fazem a campanha de Zé, são as mesmas que têm algumas das contas de publicidade mais importantes do governo Coutinho. O que poderia ser a primeira vista um entrave, não é. Imperou a diplomacia e a capacidade estratégica de articuladores.

Outro ponto para pensar: apesar do entusiasmo de Lucélio Cartaxo, os resultados de pesquisas, inclusive as de consumo interno, revelam que ele precisaria de mais tempo para ficar conhecido e chegar à linha de competitividade. O desafio, principalmente no interior do estado, não é fácil. O crescimento do candidato jovem, com novo olhar tem esbarrado em uma forte polarização de dois nomes consolidados, Zé e Wilson Santiago (PTB). 
Por outro lado, Lucélio é o que tem mais chances de crescer. O fato é que petistas descontentes já estariam torcendo para a separação entre PT e PSB por causa dessa suposta fragilidade. O rompimento compulsório levaria Lucélio Cartaxo a disputar uma vaga de deputado (federal ou estadual) - garantia mais real de um mandato. Nada mudaria, no entanto, a postura da militância petista , que deve seguir fortalecendo o caminho do governador.

No entanto, nenhum petista cogita essa possibilidade e a maioria se mantém confiante na manutenção da aliança e na ascensão de Lucélio. É necessário. De qualquer forma o prazo está acabando. No fim desta semana ou no início da outra, vamos descobrir se a campanha para o Senado vai seguir ou se é preciso mudar de rota. Como consequência, descobriremos se Maranhão estará mais perto de Ricardo.

Festa
Em clima de muita festa, o governador RC inaugura, amanhã, às 19 horas, o comitê central de campanha, na avenida Epitácio Pessoa. São esperadas centenas de lideranças.

POR LAERTE CERQUEIRA
Do Jornal da Paraíba

0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.