São Mamede está no novo Mapa Turístico do Brasil

Foto: BlogSãoMamede1
Foi divulgado nesta terça-feira (17), o novo Mapa Turístico Brasileiro. A configuração traz, além de regiões consagradas pelo turismo, apostas de roteiros que devem figurar nos próximos guias de viagem e atrair um número crescente de turistas nos próximos anos. O novo mapa turístico orienta a atuação de políticas e investimentos do Ministério do Turismo pelo país.

 Na Paraíba, além dos tradicionais destinos como Baía da Traição, Cabedelo, Cabaceiras e João Pessoa, por exemplo, outros municípios passam a figurar no Mapa do Turismo Brasileiro. Todo município deve apresentar seu interlocutor local, São Mamede tem o coordenador Fernando Filho como responsável. 

 O Mapa de 2013 traz a Paraíba dividida em 10 regiões – Agreste, Brejo, Cariri, Litoral Norte, Litoral Sul, Seridó e Curimataú, Vale das Águas, Vale dos Dinossauros, Vale dos Sertões e Zona da Mata – com 137 Municípios contemplados. Pelo novo Mapa, o Nordeste foi dividido em 81 regiões com 820 Municípios contemplados.

Todos os municípios selecionados passaram por uma reavaliação do seu interesse turístico, por isso o número diminuiu de 3.635 para 3.345. De acordo com o Ministério do Turismo, a reavaliação dos destinos e de suas respectivas regiões se baseia nas novas diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, definidas pelo Plano Nacional de Turismo 2013-2016.

Contexto da Regionalização:

Pressupõe uma ampla convergência de interesses em uma rede de relações com foco no mercado e intensa integração econômica e social para o desenvolvimento sustentável do turismo. São parceiros de um Fórum Turístico entidades como: Sebrae, Banco do Brasil, BNB, Associações Comunitárias (ex: de artesões) e de Empresário (ex: bares e restaurantes) Correios, Caixa Econômica, ONGs, Faculdades de Turismo, Prefeituras Municipais e todas as pessoas que tiverem interesse de participar do desenvolvimento do turismo na região.

Os Segmentos da oferta turística são: 

Turismo Cultural; Rural; Religioso; Ecoturismo; de Aventura; de Esportes; Náutico; de Pesca; de Negócios e eventos; de Sol e Praia; etc.


Nesse processo, insere-se transversalmente o Turismo Social, promovendo a igualdade de oportunidades, a equidade, a solidariedade e o exercício da cidadania na perspectiva de inclusão – nas etnias / nos assentamentos rurais / nas comunidades agrícolas etc.

Sertão1

0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.