Dia D da Reforma Política na Paraíba tem Plenária e caminhada em apoio ao Plebiscito Constituinte

Foto: Kleide Teixeira

Ao som de “nossa luta é nacional e nós queremos o plebiscito oficial” mais de 200 pessoas se reuniram em apoio do Plebiscito Constituinte no auditório do Sintep em João Pessoa.


No início da plenária ao som de batucada e palavras de ordem com rápidos discursos, a convocação de um plebiscito oficial foi decretada. A defesa do "Plebiscito por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político", reuniu representantes de diversos movimentos sociais, dirigentes sindicais e lideranças partidárias. Participaram da mesa, o presidente da Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT/PB), Paulo Marcelo; o presidente do Partido dos Trabalhadores da Paraíba (PT/PB), Charliton Machado; o Deputado Estadual, Frei Anastácio (PT), representando os parlamentares comprometidos com o Plebiscito na Paraíba, Társio (Psol); Odilon (PCdoB), Ronaldo Barbosa (PSB de Marília); Vera, da coordenação da Marcha Mundial de Mulheres; Luciano, do movimento LGBT; Élida, do Levante Popular da Juventude; Alana, da Via Campesina e Joana D’arc, do Cunhã Coletivo Feminista.

“Esse momento é surpreendente. A Paraíba tem tradição de luta. Fizemos e continuamos fazendo com que as ruas dessa capital sejam palco da democracia de nosso povo”, disse o presidente da Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT/PB), Paulo Marcelo. Em seu discurso, o líder sindical fez uma análise do protagonismo dos movimentos sociais na história de lutas da população paraibana. “Ao longo das décadas de lutas, os sindicatos e os movimentos sociais foram às ruas. Plenárias, atos públicos, seminários e manifestações sempre fizeram parte da nossa essência em promover diálogos para fortalecer a luta por melhores condições de trabalho e reivindicar políticas públicas que garantam os direitos dos cidadãos”, ressaltou.

Diversos movimentos, sindicatos e partidos estiveram presentes na plenária, entre eles: Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB),  PT/PB, União Brasileira de Mulheres (UBM), Conselho Estadual de Juventude, Levante Popular da Juventude, PSOL, Movimento do Espírito Lilás (Mel), Movimento dos Sem Terra (MST), Consulta Popular, Rede de Mulheres em Articulação, Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem (Sinditêxtil), Associação de Deficientes e Familiares (Asdef), Movimento Sem Terra (MST) Escola Fé e Política.
Mais de 200 participantes lotaram o auditório do Sintep
Segundo o presidente, com a campanha “Plebiscito Constituinte”, o país vive um momento inédito de união de forças em prol das conquistas democráticas. “Temos movimentos fortalecidos  para continuar construindo conquistas como foi a nossa vitória com a reeleição de Dilma. A nata do movimento está aqui. Temos sede por discutir esse debate. O que vem por aí não é brincadeira. Temos uma pauta muito maior, mais é preciso saber que querem tomar o conta dos nossos direitos. O movimento sindical  está  se preparando, iremos fazer uma grande agenda em todo o estado. Estou muito feliz por representar o movimento sindical que atua com unidade.

Ao final da plenária no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores em Educação da Paraíba (Sintep– JP) uma caminhada percorreu ruas e praças do centro da capital com faixas, cartazes e panfletos de apoio ao plebiscito. Os participantes fizeram uma grandiosa ciranda no ponto  Cem Réis, um dos principais símbolos históricos de manifestações da cidade. Um show com artistas locais que apoiam o plebiscito encerrou o evento.

Mobilização Nacional

No evento ficou definida a retomada das atividades na Paraíba. A próxima atividade acontece no dia 15 de novembro com uma Plenária Estadual para discutir os desafios do Plebiscito. Do dia 9 ao dia 15 de novembro todo o país estará mobilizado com atos em apoio ao movimento na chamada “Semana de Luta do Plebiscito”.

http://www.cut-pb.org.br/

Escrito por: Ascom CUT-PB

Paulo Marcelo, presidente da CUT afirma que o plebiscito e um momento histórico para o estado e para o país



0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.