Pe. Luiz Couto destaca entrega do ‘prêmio Dom Oscar Romero’ a Frei Anastácio

“Sua luta em prol dos direitos humanos vale mais que todas as honrarias existentes nesta terra”. Esta frase foi dita pelo deputado Luiz Couto (PT-PB) quinta-feira (11), no plenário da Câmara Federal, ao destacar o ‘prêmio Dom Oscar Romero’ concedido ao seu colega de partido, deputado estadual Frei Anastácio, pelo Movimento dos Homens Católicos da Áustria (KMB-national).

Couto parabenizou Anastácio e se referiu a ele como sendo “um exemplo de vida para nós”. Ressaltou que a homenagem faz alusão a Dom Oscar Romero, assassinado quando celebrava uma missa, em 24 de março 1980, por um atirador de elite do exército salvadorenho treinado nas Escolas das Américas. “Sua morte provocou uma onda de protestos em todo o mundo e pressões internacionais por reformas em El Salvador”, completou.

Luiz Couto informou que a entrega do prêmio ao Frei Anastácio teve a participação de religiosos e políticos da Áustria, e que a solenidade aconteceu na comunidade Fernitz, zona rural de Graz, capital de Siteiermark, com participação do governador do estado e do bispo arquidiocesano.

Prêmio

Criado em 1981, o prêmio já contemplou pessoas de diversos países, a exemplo do Equador, México, Costa Rica, Kênia, Colômbia, Peru, Guatemala e Brasil. O objetivo do KMB-national é reconhecer o trabalho de pessoas e entidades na luta não violenta para um mundo mais justo e solidário.

Em 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 24 de março como o Dia Internacional pelo Direito à Verdade acerca das Graves Violações dos Direitos Humanos e à Dignidade das Vítimas. A data foi idealizada em reconhecimento à atuação de Dom Romero em defesa dos direitos humanos.

 Ascom do Dep. Luiz Couto



0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.