A gestão da saúde em Junco precisa resolver urgentemente dois graves problemas da saúde básica, diz Ivaldo

Ivaldo Donato
Vereador do PT 
Muito se tem avançado na gestão da saúde em nossa cidade. Em Junco tem ambulâncias novas, uma inclusive UTI Móvel; temos 3 PSFs para atenção básica da Família em nossa comunidade; Temos marcação On Line de exames de média e alta complexidade; Temos uma Unidade Mista de Saúde com perfeitas condições de trabalho e mantida com recursos próprios o que faz de Junco um exemplo para toda região; Temos o transporte de pessoas que vão realizar os exames de média e alta complexidade e as consultas nos hospitais de referência em Campina Grande, João Pessoa e Patos PB.

Mas pequenos problemas pontuais de planejamento e execução estão prejudicando a população e prejudicando a boa administração do prefeito Branco em nossa cidade. Ontem por volta das 3h da manhã minha filha Isabele acordou vomitando muito e tremendo bastante quase que em convulsão. Me dirigi até a Unidade Mista de Saúde e lá fui informado que o plantão médico tinha sido somente até a meia noite e que o médico tinha ido dormir em casa, o que é um absurdo! Não existe plantão até meia noite, e os plantões médicos aprovados na câmara municipal foram muito bons de acordo com a realidade de nossa cidade, e acredito que a gestão da saúde paga direitinho todos os plantonistas.

Quero deixar claro aqui fui bem atendido desde o porteiro até o enfermeiro que estavam lá na Unidade Mista, os quais prontamente nos atenderam desde a chegada e o enfermeiro ofereceu imediatamente a ambulância para se dirigir com a criança até Santa Luzia. Mas o problema não foi esse o problema foi o médico que estava de plantão ficar somente até a meia noite e ir dormir em casa, o hospital fazer a ligação para ele quando chegamos e o telefone se encontrar desligado. Quando foi aprovado pela Câmara Municipal o pagamento de plantões aos médicos foi para estes ficarem 24h naquela Unidade Mista de Saúde todos eles tem de cumprir às 24h e não ir dormir em casa como acontecia no passado em nossa cidade. Isso é inadmissível. Ainda pensei em ir acordar o médico, mas resolvi tornar público este grave problema aqui para que as autoridades de saúde em nosso município tomem as providências urgentes para que não volte a repetir. Voltei com minha criança doente para casa e graças à Deus o quadro dela melhorou parando o vômito e a tremedeira que ela se encontrava. Estamos passando por este tipo de virose em nossa cidade onde muitas pessoas estão apresentando este quadro, vômito, diarréias e febre.

Outro problema NA SAÚDE que está prejudicando a população e a grande gestão do prefeito Branco, pois - o pau só se quebra nas costas dele- é a falta de medicamento de uso controlado na Farmácia Básica do Município, como algumas pessoas me procuraram esta semana para relatar. Tem de haver um planejamento para a RESOLUÇÃO URGENTE desses dois problemas, pois, quem sofre com isso são os que mais precisam e nos momentos mais difíceis, o atendimento médico de madrugada e o psicotrópico para aquelas pessoas que não podem viver sem ele.

Faço questão de colocar de forma pública estes dois problemas GRAVES na saúde em nosso município para que sejam vistos de forma pública pelas autoridades competentes e sejam solucionados IMEDIATAMENTE. Com a saúde não se brinca e seus problemas não podem esperar para serem resolvidos, tem que ser resolvidos de forma rápida para o bem de toda comunidade, pois, a saúde das pessoas não espera!

José Ivaldo Donato Nóbrega
Vereador PT
BlogSãoMamede1

0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.