Água de Coremas está sendo usada em irrigações no Rio Grande do Norte comprometendo abastecimento de cidades da Paraíba

A audiência pública realizada neste sábado (27), pela Frente Parlamentar da Água, na Câmara Municipal de Pombal, identificou, entre outras questões, a necessidade da Agência Nacional de Águas (ANA) ser alertada sobre a destinação da água de Coremas. É que a água está sendo usada em irrigações no vizinho estado do Rio Grande do Norte comprometendo o abastecimento de, pelo menos, cinco cidades paraibanas. E o agravante é que Coremas já está com sua capacidade comprometida pela ausência de chuvas na região. Essa questão foi levantada pelo vereador de Pombal, Josevaldo Feitosa que solicitou da Frente Parlamentar uma gestão sobre o assunto junto a ANA.

Os deputados Jeová Campos, presidente da Frente, Janduhy Carneiro, Galego de Sousa, Gervásio Maia, Renato Gadelha e Nabor Wanderley, se comprometeram a solicitar da ANA providências que inibam essa prática que está sendo prejudicial aos paraibanos. “Vou levar essa questão para debate na audiência pública que acontecerá no dia 09 de abril, com a participação do diretor presidente da ANA, Vicente Andreu. A denúncia é grave e merece ser colocada em evidência durante essa audiência até porque é inadmissível que a pouca água que resta em Coremas seja utilizada em irrigação quando muita gente sequer tem água para consumo próprio”, destaca Jeová.

Uma outra constatação preocupante dos parlamentares que integram a Frente e que visitaram o açude Carneiro, que abastece vários municípios da região de Pombal, é que ele está com apenas 2% de sua capacidade e não tem mais condições de disponibilizar a água que necessita a população. “É preciso construir uma barragem para garantir água para esses municípios e vamos levar esse pleito ao governo do estado”, disse Jeová.

O deputado Jeová Campos fez um balanço positivo das atividades desenvolvidas pela Frente até agora. “Muitas das constatações e problemas identificados até então só puderam ser conhecidos com a presença no local dos acontecimentos. Essas visitas às obras, o diálogo com a população e com seus representantes políticos tem nos fornecido subsídios e informações importantes que nos mostram exatamente onde e como devemos agir para cobrar das autoridades competentes a resolutividade dos problemas o quanto antes, pois a falta de água é um problema que não se pode esperar”, destaca Jeová.

Além dos deputados ciados anteriormente, também participou das ações da Frente em Pombal, o Capitão Jesus, representando o Exército Brasileiro, o Gerente da Cagepa da regional do Rio do Peixe, Francisco Veras e o representante da AESA, Damião Fernandes.

Próximas ações da Frente

A Frente Parlamentar da Água vai estar nesta segunda-feira (30) com agenda de atividades em Campina Grande. No dia 09 de abril, será a audiência pública com a ANA, e no dia 17, com o Ministério da Integração.

News Comunicação 



0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.