Frei Anastácio alerta que rios e açudes que vão receber água do São Francisco estão quase todos poluídos na PB

O deputado estadual Frei Anastácio (PT) disse que um dos grandes desafios da Frente Parlamentar das Águas, instalada na Assembleia Legislativa, é ajudar os prefeitos e o governador do estado na preparação de rios e açudes que irão receber água do rio São Francisco. “O que temos no percurso da água, são rios poluídos até por esgotos domésticos, e não está sendo realizada nenhuma obra para reparar o problema”, disse o deputado.

O parlamentar fez a declaração depois de participar de duas ações da Frente das Águas no Sertão e no Cariri. “Um dos maiores exemplos é o trecho do rio Paraíba, na região de Monteiro. Na audiência publica realizada ontem (27), foi denunciado que existe até esgotos da Cagepa poluindo o rio. O açude Porções, que irá receber a água também precisa de reparos para poder receber a água”, disse o deputado.

Frei Anastácio disse que o levantamento realizado pela Frente, na região de Monteiro, teve a garantia dos engenheiros da obra de que o lote 12 estará concluído em setembro de 2016. São mais de 40 km de canal que vem de Pernambuco até o Cariri paraibano, incluindo um túnel com  ais de 3 quilômetros de extensão.

“A nossa grande preocupação é justamente essa: a obra ficará pronta com água pura do rio São Francisco, mas estará contaminada ao ser recebida na Paraíba. Eu venho denunciando esses problemas de poluição dos rios e afluentes, em nosso estado, desde o meu primeiro mandato. Mas, a preocupação aumentou agora com a proximidade de conclusão das obras de transposição de águas do rio São Francisco”, lamentou Frei Anastácio.
O deputado afirmou que é preciso uma ação conjunta da Frente Parlamentar, governo do estado e prefeituras no sentido de buscar recursos estaduais, federais e municipais para realizar a limpeza dos rios, açudes e mananciais por aonde virá a água da transposição. “É preciso acordar para esse assunto grave. Temos uma obra de R$ 12 bilhões sendo concluída e os reparos mais simples não estão sendo realizados”, destacou.

O petista afirmou que, apesar de todas essas dificuldades, segue com a esperança de que a Paraíba terá uma nova realidade depois da transposição. “Essa obra vai amenizar o problema do nosso povo. Tive oportunidade de visitar, na semana passada, as obras da transposição que vão beneficiar o Sertão Paraibano e hoje conheci as que vão beneficiar do Cariri. Temos certeza que essa obra vai amenizar e muito o problema do nosso povo”, disse.

Depois de percorrer 16 km de extensão da obra, nas cidades de Sertânea (PE) e Monteiro (PB), a Frente Parlamentar realizou audiência Pública na Câmara de Vereadores em Monteiro. A reunião contou com a participação dos deputados João Henrique, Jeová Campos, João Gonçalves e Frei Anastácio. Também estiveram presentes, a prefeita da cidade, Edna Henrique, o vice Cajó Meneses, o presidente da Câmara, Bero de Bertino, além de estudantes, vereadores e prefeitos da região.


Durante a Audiência, o deputado Jeová Campos confirmou que no dia 17 de abril haverá uma audiência pública, em Brasília, para discutir o problema de falta de água e as obras de transposição com a presença do Ministério da Integração Nacional.

Assessoria.

0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.