Professores da Escola José Inácio de Morais, em Várzea, desenvolvem projeto de aprendizagem com alunos

As atividades planejadas e aplicadas nas salas multisseriadas, da Escola José Inácio de Morais, localizada na Comunidade Viola, zona rural do município de Várzea, tem como objetivo promover a inclusão digital e o uso pedagógico da informática, disponibilizando computadores e conteúdos educacionais, com intuito de enfatizar a importância do uso da tecnologia na educação dos alunos do campo.

Além das atividades computacionais, os pequenos aprendizes desenvolvem o raciocínio e a coordenação motora através de brincadeiras educacionais com caça-palavras e tangram por exemplo. De acordo com uma das professoras atuantes na instituição, Adeilma Marinho de Morais Medeiros, o projeto foi iniciado pelo atual gestor municipal, e hoje está extremamente consolidado como método de ensino.

“Esse trabalho começou na gestão do atual prefeito José Ivaldo (Galego), e tem sido de grande importância, pois hoje em dia a informática está inserida em tudo que nos rodeia, e porque não inclui-la nas escolas da zona rural?! As aulas são aplicadas a cada 15 dias, tem um planejamento de acordo com a faixa etária de cada série, e com isso mantemos os alunos inseridos na área, fazendo com que desde a educação infantil aprendam a manusear um mouse, entre várias outras coisas. As aulas planejadas e aplicadas aqui na José Inácio, seguem todos os requisitos que são propostos por nossa coordenadora e nossa supervisora. As crianças jogam, e ao mesmo tempo aprendem matemática, porque no jogo eles desenvolvem o raciocínio lógico para encontrar os resultados pedidos nas atividades expostas pelo computador. 

Em outro momento, eles aprendem também a desenhar, usam as cores pintando desenhos existentes nas atividades de português, e trabalham com palavras-chave e caça-palavras, que são de grande importância no desenvolvimento das crianças, além do tangram, jogo muito utilizado para apresentar formas geométricas, trabalhar a criatividade, retas, seguimentos de retas, pontos e vértices”, afirmou.

Fonte: Ascom
Politica do Vale 

0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.