Luiz Couto pede recursos ao governo federal para amenizar efeitos da seca na Paraíba

O deputado Luiz Couto (PT-PB) ocupou a tribuna da Câmara Federal, nessa quarta-feira (29/4), para manifestar a sua preocupação e a inquietação do governador Ricardo Coutinho (PSB) com relação aos problemas decorrentes da extensa estiagem que vem castigando o Nordeste e, particularmente, a Paraíba.

Luiz Couto informou que o relatório da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos indica que, atualmente, 23 cidades paraibanas e oito distritos estão em situação de colapso; que outros 28 municípios e seis distritos enfrentam racionamento, enquanto que 14 localidades permanecem em estado de alerta. “No total, 812 mil pessoas são atingidas pelas sequelas da longa estiagem”.

O parlamentar enfatizou que a Paraíba precisa imediatamente perfurar e instalar 500 poços; contratar 272 carros-pipa, além de recursos para a implantação de um conjunto de adutoras de montagem rápida, as chamadas AMRs, para socorrer a população.

Para isso, acrescentou, é preciso que o governo federal assegure o fluxo financeiro para as diversas obras em andamento na Paraíba, visto que, como diz textualmente o governo paraibano, “pior do que os efeitos da longa estiagem seria associar isto a desemprego, caso as obras em curso fossem prejudicadas pelo ajuste fiscal”.

Luiz Couto revelou que teve audiência com Ricardo Coutinho, no último dia 20, oportunidade em que se colocou à disposição para fazer as intervenções necessárias, sobretudo priorizando os grandes projetos do estado na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), exercício 2016.

Também ressaltou que na reunião da bancada paraibana com o governador, segunda-feira (27/4), em que esteve representado pelo seu assessor Zizo Mamede, Ricardo pediu a união das forças políticas, independente das disputas eleitorais, para assegurar investimentos que venham a atender as demandas da sociedade paraibana.

Assessoria.




0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.