Em 15 dias, Açude Coremas perdeu 3 milhões de litros de água e situação deve piorar

Os reservatórios de Coremas e Mãe d'água estão localizados no município de Coremas, e, segundo a Cagepa, juntos são responsáveis por abastecer as cidades de Cajazeirinhas, São Bentinho, Condado, Malta, São Jose Dos Pinharas, Patos, Cacimba De Areia, Quixaba, São Mamede, Várzea, São José do Sabugi, Santa Luzia, Passagem, Areia De Baraúnas, Salgadinho, Assunção, Pombal, Paulista, São Bento, Brejo Do Cruz e Catolé Do Rocha
Atualmente, segundo balanço da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), referente ao dia 31 de julho (sexta), os reservatórios estão com 16,8% (Coremas) e 20,1% (Mãe d'água) de sua capacidade, o que representa 99.352.754 m³ e 114.102.886 m³ de água, respectivamente.
Em apenas 15 dias, a redução do volume de água no açude Coremas foi de mais de 3 milhões de metros cúbicos, o que significa mais de 3 bilhões de litros de água a menos.
No dia 18 de julho, o reservatório estava com 102 milhões de m³, o que representava 17,3% da capacidade total.
A capacidade do manancial de Coremas é de 591.646.222 m³ de água e o de Mãe d'água 567.999.136 m³ de água. Cada 1m³ é equivalente a mil litros de água.
De acordo com o gerente de monitoramento da Aesa, Alexandre Magno, a situação ainda pode ficar pior nestes mananciais porque, segundo ele, o período de chuvas da região já passou e a perspectiva é de estiagem até o fim do ano.
“Nesta região as chuvas só são esperadas novamente para o mês de dezembro. Até lá, tem que se segurar com o que tem. A menos que aconteça algo fora do previsto, mas a previsão é de estiagem”, explicou.
BlogSãoMamede1 com G1PB

0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.