Conselho Tutelar realiza palestra com donos de bares e mercadinhos em São Mamede, confira:

Conselho Tutelar trabalha forte na prevenção contra o álcool e o tabaco.

Na manhã desta última quarta-feira (29/06), às 09:00 horas da manhã, na sede do Conselho Tutelar em São Mamede-PB, os conselheiros se reuniram com os responsáveis de bares e mercadinhos.

A conversa foi de forma preventiva, na perspectiva de coibir a venda de bebidas alcoólicas e tabaco para menores de 18 anos, tendo o objetivo a conscientização de donos de bares e mercadinhos bem como fiscalizar para que terceiros também não descumpram a legislação que proíbe a venda de bebida alcoólica para criança ou adolescente, bem como das consequências da comercialização de bebidas para os menores que ingressam nos estabelecimentos, o façam dentro do limite de seu estabelecimento.

Prevê o Art. 243 – Lei Federal 8069-90 do Estatuto da Criança e do Adolescente “Vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou a adolescente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica”.

Segundo Yelinna Rique, conselheira Tutelar, “Nos dias de hoje, a grande preocupação deste conselho é que os jovens estão começando a usar drogas mais cedo, ainda crianças, e raramente usam uma droga só – eles fazem uso de várias drogas simultaneamente, a começar pelo álcool. Na maioria das vezes iniciam esse uso para se auto-afirmarem, por necessidade de aceitação por um grupo até um problema de cunho familiar ou emocional. É certo que a intoxicação, os prejuízos e a overdose, como o risco de dependência aumenta”, explica a Conselheira Tutelar. 

Foi discutido com os proprietários a obrigação de não permitir o ingresso e/ou permanência nos estabelecimentos, de crianças e adolescente menores de 14 anos, e na faixa etária entre 14 e 18 anos a frequência aos estabelecimentos, desde que acompanhados de um ou mais adultos responsáveis, mediante apresentação de documento.

Fonte: Site Prefeitura de São Mamede



0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.