Conheça as inscrições rupestres de Sítio Arqueológico da cidade de São Mamede

Conheça as inscrições rupestres de Sítio Arqueológico da cidade de São MamedeA pequena cidade de São Mamede (oito mil habitantes), no sertão da Paraíba, que fica a 23 km da cidade de Patos e a 283 Km de João Pessoa, é conhecida por seus sítios arqueológicos, sítios cheios de itacoatiara (em língua tupi Itacoatiara quer dizer pedra riscada ou pintada). São desenhos feitos nas pedras pelos indígenas que habitaram a região há milhares de anos.

O mais conhecido desses sítios é o Pedra Branca, onde se encontra um grande número de inscrições rupestres. Localizado entre as cidades de São Mamede-PB e Ipueira-RN, cujo acesso se dá em estrada de terra, o Sítio Arqueológico Pedra Branca recebe, com frequência, visitas de estudantes de toda a Paraíba. As itacoatiaras ficam num amontoado de rochas no riacho Pedra Branca, afluente do Rio Sabugi.  

O editor do site folhapatoense.com, Wandecy Medeiros, esteve no local, acompanhado pelo secretário de Agricultura de São Mamede, Genário Soares Pessoa, e fez algumas imagens das muitas pinturas rupestres que podem ser encontradas no local.

Confira:

Folhapatoense.com – folhapatoense@gmail.com 


0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.