Filme gravado em São Mamede, será exibido 49º Festival de Cinema em Brasilia, confira:

O Longa “Deserto” que teve como cenário a Vila de Picotes zona rural de São Mamede, sertão Paraibano, teve sua primeira exibição pública no Los Angeles Brazilian Film Festival, nos Estados Unidos, na última terça-feira (20), onde venceu o prêmio de melhor diretor. 

Uma semana depois, nesta segunda-feira (26/09/16), o longa será exibido na mostra competitiva do Festival de Brasília, um dos mais importantes do cinema brasileiro. Para o público curitibano, a estreia também já tem data marcada. No dia 22 de outubro, “Deserto” será exibido como parte da programação da mostra de cinema da Bienal Internacional de Curitiba.

O filme é livremente inspirado em um romance mexicano, “Santa Maria do Circo”, de David Toscana, que conta a história de uma trupe circense que funda uma sociedade no deserto do México. “Quando li o livro fiquei fascinado e quis fazer uma adaptação. Mas não poderia ser no teatro, onde é difícil trabalhar os simbolismos de maneira concreta. Então decidi escrever um roteiro para cinema”, contou Weber à Gazeta do Povo.

Na adaptação da história, Weber (que escreveu o roteiro em parceria com a escritora Ana Paula Maia) transferiu a ação do deserto mexicano para o sertão nordestino. O veterano Lima Duarte lidera o elenco, que interpreta uma trupe de atores mambembes que encontra um pequeno vilarejo abandonada e se instala por lá. “O sertão brasileiro é simbólico na nossa cultura. Queria usá-lo como um lugar fabuloso, quase uma parábola bíblica”, diz o agora cineasta.


Em Brasília, “Deserto” vai competir com outros sete filmes: “A Cidade Onde Envelheço”, de Marilia Rocha, “Antes o Tempo Não Acabava”, de Sérgio Andrade e Fábio Baldo, “Elon Não Acredita na Morte”, de Ricardo Alves Jr., “Malícia”, de Jimi Figueiredo, “Martírio”, de Vincent Carelli, “O Último Trago”, de Luiz Pretti, Pedro Diogenes e Ricardo Pretti, “Rifle”, de Davi Pretto, e “Vinte Anos”, de Alice de Andrade.

BlogSãoMamede1


0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.