Escola Fildani Souto Gouveia recebe o programa “Saúde na Escola”

A Prefeitura Municipal, em ação conjunta com as Secretarias de Saúde e Educação, iniciou ontem (quarta-feira 12/04) o Programa Saúde na Escola, começando pela Escola Fildani Souto Gouveia, uma ação multidisciplinar de profissionais da saúde que visa conscientizar crianças, adolescentes e jovens da rede municipal de ensino sobre a importância de manter uma saúde adequada e obter mais qualidade de vida.

“Palestras sobre drogas, DST’s, obesidade, saúde bucal, uso de anabolizantes versus alimentação saudável, alterações posturais com dicas de reeducação, consultas com endocrinologista e dentista, além dos exames rápidos de hepatite B e C, glicemia, verificação de pressão arterial e AIDS, foram algumas das ações concretas dirigidas à categoria infanto-juvenil, durante essa manhã. Sabemos que esse grupo assimila muito rapidamente as informações repassadas, portanto, é viável trabalhar a saúde através da conscientização preventiva”, ressaltou a Secretária de Saúde, Niuda Morais.

Para Edjane Nóbrega, Psicóloga do NASF, “O programa abrange várias temáticas na educação, a exemplo de sexualidade, gravidez na adolescência, drogas, então, a gente precisa ir ao encontro desse público alvo, que dificilmente vai a uma unidade de saúde pra obter orientação”. A Endocrinologista Dra Perla Gadelha atendeu várias crianças e adolescentes, em sua maioria com distúrbios na fase de crescimento e na dificuldade de engordar ou emagrecer. Segundo a fisioterapeuta Ana Cláudia Brasil de Medeiros nos casos de identificação clínica, devido à má postura em sala de aula, os alunos serão encaminhados para o serviço especializado.

A diretora da Escola, Fildani Souto Gouveia, falou da importância do programa: “Foi um orgulho receber profissionais responsáveis e competentes pra dar atenção básica aos nossos alunos, mostrando-lhes o que realmente é qualidade de vida e integração do binômio saúde e educação”. O Prefeito Umberto Jefferson prestigiou o evento e disse que é de interesse da Administração levar esse programa as demais escolas do município.


Dentre os profissionais que integraram o evento estavam Enfermeiros e Técnicos, Dentista, Endocrinologista, Fisioterapeuta, Psicóloga, Nutricionista, Educador Físico, além da Secretária de Saúde e sua equipe de trabalho.








0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.