Projeto ‘De Repente no Espaço’ tem o São-mamedense Fenelon Dantas, confira:

desafio de repente_foto_thercles silvaMais um encontro de dois nomes da cultura popular nordestina aconteceu na ultima quarta-feira (5), em uma noite de improvisos e violadas. Trata-se da edição de abril do projeto “De Repente no Espaço”. Os convidados são Fenelon Dantas e João Lourenço, ambos da Paraíba. A apresentação é de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento.
Como de costume, a noite da poesia popular acontece na primeira quarta-feira do mês, a partir das 19h, no mezanino do Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. A entrada é gratuita.
Para o público fiel do projeto, é a oportunidade de conferir a performance desses dois nomes da arte do repente. Poetas que trazem consigo o dom que os permite trazer o verso no improviso. Rápidos no raciocínio, os dois têm sempre a resposta ao oponente.
Fenelon Dantas - Nasceu no dia 21 de julho de 1948, na cidade de São Mamede, município situado no Sertão do Seridó Ocidental, no estado da Paraíba. Fenelon começou muito cedo na arte da música, observando os aboiadores nas vaquejadas.

Cada toada que ouvia aumentava a vontade de ser poeta e improvisar. Continuou a ouvir no rádio e durante suas férias resolveu ir a fundo e fazer cantoria. Aos quinze anos de idade formou dupla com José Barbosa. Tem gravado nove trabalhos, entre discos e Cds, com poetas José Monte, Valdir Teles e outros.
Fenelon Dantas participou de vários festivais em São Paulo, Brasília, Recife, Campina Grande, Patos, Caruaru e Cajazeiras. Morou um tempo em São Paulo. Atualmente tem um programa na Rádio Panatingue de Patos, Paraíba. Tem uma galeria de troféus e perdeu a conta de quantos   ganhou em festivais.  

João Lourenço – Nasceu em Pilar (PB), nas terras do Engenho Corredor, na mesma propriedade rural onde nasceu o grande romancista José Lins do Rego. Começou a cantar em 1977. Dedicou-se por sete anos ao coco e depois adotou a viola. Mudou-se para Pernambuco em 1984, quando começou a atuar em dupla com Rogério Menezes. Começou a carreira de repentista na zona rural e depois veio para a cidade com a intenção de se profissionalizar. Atualmente João Lourenço reside em Caruaru/PE. É considerado, pelos amantes da cantoria, como um dos melhores poetas cantadores do Nordeste.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular.

Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.
Sobre o projeto – O “De Repente no Espaço” é um evento mensal da Funesc lançado em julho de 2015 e faz parte das ações de ocupação do Espaço Cultural. Os encontros acontecem na primeira quarta-feira do mês. A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros estados da região. Em janeiro e julho de 2016 foram realizados o 1º e 2º “Desafio De Repente”, com várias duplas de repentistas da Paraíba e de outros Estados.
O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto que além conduzir as cantorias realiza oficina de declamação e versos, dentro do projeto.
 BlogSãoMamede com Ascom

Serviço

De Repente no Espaço
Convidados: Fenelon Dantas e João Lourenço
Apresentação: Iponax Vila Nova
Data: quarta-feira, 5 de abril
Hora: 19h
Local: Mezanino 2, Espaço Cultural José Lins do Rego
Entrada: gratuita

Realização: Funesc/Governo do Estado da Paraíba

0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.