Secretaria de Saúde de São Mamede esclarece sobre o carro fumacê e os pernilongos, confira:

A Secretaria de Saúde de São Mamede junto aos Agentes de Endemias resolveu dar informações sobre o carro fumacê e dicas de como diminuir a infestação dos pernilongos, temas bastante comentados pelos moradores da cidade.

O supervisor da equipe de endemias, Francisco de Assis Nóbrega, explicou que o carro fumacê é utilizado no combate ao mosquito transmissor da dengue, o aesdes aegypti, não sendo acionado para combater muriçocas. Conforme índice levantado, esse ano o alcance do mosquito da dengue foi de 2,2% e sem registro da doença, motivo que inviabiliza a vinda do fumacê ao município.

– Ano passado como o índice foi elevado (6%) e tivemos muitos casos de dengue, o carro foi acionado – ressaltou Chico Assis. 

Ainda segundo o supervisor, esse ano o trabalho junto a Secretaria de Saúde foi mais intensificado nas escolas, ruas, bairros, casa a casa, um trabalho coletivo orientando a população quanto à prevenção e riscos da doença. 


A Secretária de Saúde, Niuda Morais, parabenizou o trabalho realizado pelos Agentes de Endemias e também o apoio da comunidade que registrou denúncias de focos do mosquito, os quais foram identificados e combatidos. Quanto à infestação de muriçocas ela orienta e dá dicas de como proceder.


“Durante o dia abrir portas e janelas pra que o sol adentre nas áreas mais escuras da casa; fazer a limpeza diária com água sanitária ou querosene, não acumular lixo dentro e fora das residências e, em caso de lixo nas ruas, comunicar a secretaria de infraestrutura; fechar esgotos e pias dos banheiros com tampas, se possível colocar telas nas janelas, usar repelentes e por fim conversar com o vizinho pra que todos estejam tratando de evitar os mosquitos, nesse caso as muriçocas”, concluiu a secretária.

0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.