Idosa de 111 anos de São Mamede surpreende a todos ao chegar para fazer recadastramento na Agência do INSS de Patos

Não são todos os dias que alguém com mais de 100 anos chega a alguma Agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para fazer recadastramento. O fato raro aconteceu em Patos onde a munícipe de São Mamede-PB, no Vale do Sabugi, Honorina Antonia Maria da Conceição chegou lúcida e toda sorridente para realizar os procedimentos referentes a prova de vida da sua aposentadoria.
Mais surpresa ainda para os servidores da agência foi descobrir que ela não só ultrapassou a barreira centenária, mas já tem 111 anos. Honorina foi acompanhada de uma de suas filhas, que comprovou sua idade com os documentos.
Seu carteira de identidade mostra que ela nasceu no dia 11 de fevereiro de 1907, residindo no Sítio Malhada da Onça, Município de São Mamede – Paraíba.
Certamente, Dona Honorina é uma das mulheres com mais idade da Paraíba e no Brasil.
Sua filha relatou que a agricultora é aposentada por idade de trabalhador rural desde 1976 e vive com a família na zona rural até os dias de hoje.
A anciã passou pela 1ª e 2ª Guerras Mundiais, viu democracias nascerem e caírem, acompanhou surgimentos e derrocadas de grandes nações e segue sendo testemunha viva da história. Secas prolongadas, o cangaço, a vida difícil no campo faz lembrar a imortal obra Os Sertões, de Euclides da Cunha: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral”.

Portal40Graus 

0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.