Prefeitura de São Mamede promoveu 3ª Conferência da Pessoa Idosa, confira:

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Humano de São Mamede, através do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizou na última quarta-feira, dia 8 de maio, a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Tendo como tema “Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das Políticas Públicas”.
O evento aconteceu no Cras – Centro de Referência de Assistência Social, reunindo membros do conselho, técnicos do Cras e do Creas, idosos, representantes das secretarias do município e da sociedade civil organizada.
No momento das falas, a Secretária Rossana Medeiros acolheu a todos, ressaltando a presença dos idosos que são assistidos pelo serviço de convivência do Cras. Para Rossana, um dos maiores desafios para os idosos é manter a sua independência e autonomia.  
Já o secretário do conselho, Yordan Gouveia, ratificou que “diante desse acelerado processo de envelhecimento da população brasileira, se faz cada vez mais urgente o desenvolvimento de ações consistentes, comprometendo dessa forma a sociedade, o estado e a família”.
A assessora da secretaria, Socorro Campos, questionou o recente decreto do Governo Federal de extinguir vários conselhos, inclusive dos idosos, o que ela classificou de "uma desconstrução dos direitos dos idosos". Enquanto a conferência ganha maior respaldo de representar os idosos junto aos órgãos públicos.  
Na reunião foram trabalhados quatro eixos, dos quais a “Violação dos Direitos”. Para esse ponto, o grupo propôs a abertura da Casa do Idoso, juntamente com a igreja católica como forma de voluntariado.
Outra ideia de acessibilidade, que aponta para a criação de meios que facilitem o trajeto dos idosos, diante da realidade social que eles vivem. Como por exemplo, a pavimentação de ruas.
No geral, a conferência alcançou o seu objetivo de abrir o debate sobre a população idosa e elaborar propostas, a serem encaminhadas aos setores responsáveis pelas políticas públicas: executivo, legislativo e judiciário.
O próximo passo será a conferência estadual. Depois, o direcionamento se dará no âmbito federal, com a consolidação das propostas e execução nos municípios.





0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.