São Mamede promove Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Humano (SMDSH) está promovendo a Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é mais conhecida como campanha do 18 de maio por fazer memória do caso Araceli.
Sobre a história de Araceli, sabe-se que tinha 8 anos quando foi estuprada, drogada e morta, no ano de 1973, na cidade de Vitória/ES. Seu corpo só foi encontrado seis dias depois com marcas de violência e abuso sexual. 
A programação de São Mamede entrou em vigor na última segunda, dia 13, e segue até a próxima quinta-feira, 23 de maio. A estratégia é difundir a temática entre os grupos do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), nas escolas e unidades de saúde.
A Assistente Social do Creas, Tatiane Inácio, disse que “a campanha do 18 de maio serve para que a cada ano possamos estar lembrando e sentindo a dor do abuso sexual vivenciado pelas crianças e adolescentes e em particular Araceli, criança símbolo da campanha”.
Ela ressaltou que a campanha é um sinal de alerta “a fim de que não percamos nossa capacidade de indignação diante dessa crueldade que é o abuso sexual infanto-juvenil”Nas rodas de conversas produzidas no Cras, o tema vem sendo abordado de forma lúdica, para facilitar o entendimento das crianças e adolescentes.
Com o grupo de idosos Saber Viver do Cras, a Psicóloga Kelly Dantas falou sobre o motivo da campanha “e como podemos fazer a denúncia, caso saibamos de algum ato de exploração ou abuso”. Os telefones 100 (nacional) e 123 (Paraíba) são os contatos mais divulgados para as denúncias, ou, presencial no Creas local. 
Durante essa semana, a campanha avança para as escolas e unidades de saúde, com o apoio do Conselho Tutelar e  a equipe do Nasf. Já a culminância será nesta quarta-feira, dia 22, as 17h30, na praça central da cidade.




0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.