Educação de São Mamede realiza Jornada Pedagógica /2021 de forma remota, confira;

 


A Secretaria de Educação de São Mamede-PB concluiu, na sexta-feira (5), a Jornada Pedagógica 2021, pela primeira vez realizada no formato online, tendo em vista os decretos estadual de número 41.053 e o municipal 03/2021 que atualizam as restrições sanitárias diante do agravamento da pandemia do novo coronavírus.

O tema da jornada, a saber, “EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E AFETIVIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO EM UM NOVO TEMPO”, norteou toda a programação que foi dividida em palestras, oficinas e o planejamento pedagógico nas unidades escolares.

A abertura da jornada, na sala de bate-papo do meet, aconteceu na quarta (3), com a fala do prefeito Umberto Jefferson. Ele deu as boas-vindas a todos e mencionou as conquistas da educação municipal nos últimos anos, sendo referência em toda a região e motivo de elogios por parte do Governo do Estado da Paraíba.  

Em relação ao novo ano letivo, disse que “vamos começar o ano letivo com as aulas remotas, mas saibam que o plano pedagógico estará em constante avaliação, de modo que em breve veremos a possibilidade de passar para o formato híbrido”.

A secretária da pasta, Jardivânia Borges, também deixou sua mensagem em um tom de prece: “Enfrentamos tempos difíceis por causa da covid-19; lembro que a suspensão das aulas presenciais ocorreu em 18 de março de 2020. Por isso, peço à Deus que nos oriente nesse momento, especialmente aos que se dedicam a esta jornada”.

Após as falas, a coordenação geral pedagógica introduziu a abertura das palestras, na seguinte sequência:  

Palestra 1: “O ensino remoto e o híbrido no contexto escolar e metodologias ativas na aprendizagem”, ministrada pela assistente social Anarita Salvador;

Palestra 2: “As competências socioemocionais e o acolhimento psicossocial - cuidando de quem transforma a educação”, com o psicólogo Yordan Bezerra.

A jornada continuou na quinta (4), com a parte das oficinas: a primeira abordando as ‘Práticas pedagógicas para o ensino remoto’, com o coordenador pedagógico Diogo Araújo.

Enquanto a segunda oficina sobre ‘Gravação, edição e postagens de vídeos nas plataformas e mídias digitais’, por motivos superiores, não foi possível realizar e será remarcada pela coordenadora de informática Silvana Medeiros.

Ao longo da jornada, os gestores escolares junto com os seus coordenadores pedagógicos e professores se reuniam nas unidades escolares para a elaboração do plano pedagógico. Culminando na sexta, com a preparação para o início das aulas remotas, nesta segunda-feira (8).

Cabe lembrar que as aulas remotas serão realizadas por meio das plataformas do Google Classroom, Google Meet e outros meios eletrônicos. Assim como no ano passado, os alunos que não tiverem acesso à internet receberão as atividades manuais nas secretarias das escolas.

Já nas escolas do campo, a logística de entrega será feita na casa de cada aluno, tendo em vista as dificuldades de locomoção que as famílias têm em relação as da zona urbana.

MAIS FOTOS AQUI


0 comentários:

O seu comentário é sua total responsabilidade.