Secretaria de Educação promoveu a abertura do Projeto "Super Leitores" em São Mamede
A Secretaria de Educação de São
Mamede promoveu, na segunda-feira (22), a abertura oficial do Projeto de
Leitura 2022. Intitulado “Super Leitores, o projeto objetiva fomentar o
gosto da leitura nos alunos, o prazer pelos livros, tendo como
parceiros os coordenadores pedagógicos, professores e a comunidade
escolar.
O pontapé foi dado nas
escolas da zona urbana, com dramatizações, leituras compartilhadas e
apresentações lúdicas. Na próxima sexta-feira (26), o projeto chega às Escolas
do Campo, integrando, assim, toda a rede municipal nesta atividade.
Gizelda Medeiros, coordenadora
pedagógica da educação municipal, participou dos eventos nas escolas. Disse que
o hábito pela leitura deve ser cultivado nos alunos desde muito
cedo, “porque através da leitura abrem-se as portas para o
conhecimento”.
Tatiane Araújo, professora do
ensino infantil, disse que “o projeto Super Leitores vem trazendo para as
crianças e jovens essa fascinação pelo mundo dos super-heróis, e podendo
mostrar para eles que também podem ser um super-herói da leitura”.
A direção da escola destacou o
trabalho de bastidor que foi feito durante uma semana em preparação para esse
pontapé inicial do Super Leitores.
“Foi uma semana bem corrida pra
gente, preparamos todo esse cenário, as meninas da coordenação pedagógica
juntamente com a direção e as professoras pensaram nesse momento. A gente quis
ser bem digno ao folheto do projeto e vocês viram a maravilha que foi, os
meninos ficaram super encantados”, enfatizou Valéria Marques, vice-diretora.
Na escola Marina Souto Gouveia, a
abertura foi com uma leitura do livro 'O Macaco Malandro', compartilhada pelos
alunos do 6º ano “A”, sob o comando da professora Márcia Dantas. Segundo a
professora, devido à interrupção, por dois anos, das aulas presenciais, os
alunos voltaram com déficit na aprendizagem, “muitos apresentam dificuldades na
leitura e na escrita, alguns ainda sem ler e escrever”.
“Tem sido um desafio,
principalmente, para nós professores da Língua Portuguesa desenvolver
esse trabalho de leitura. O reforço escolar, implementado pelo Município,
vem nos ajudando a superar, e agora somando com o projeto de leitura, então, o
meu desejo é que no final do ano possamos ter um bom resultado”, concluiu.
Vestida de “Arqueira Verde”,
personagem da Liga da Justiça dos Super Leitores, a professora Simone Medeiros
falou sobre a ‘preguiça de ler’, que segundo ela é algo que se arrasta até a
universidade, portanto, o objetivo da ‘arqueira’ é atuar, agora, para que o
livro faça parte do dia a dia do aluno.
“A minha personagem tem a missão
de combater o mal, e aqui estou disposta a combater a preguiça de ler, a fadiga
de ler, para manter as crianças sempre unidas, agindo para conquistar uma
leitura fluente”.
Camila, Dapaz e Dayane,
professoras da Creche Delano Wanderleia, foram unânimes em dizer que o projeto
veio para complementar a didática que já desenvolvem com os alunos.
A ideia de envolver as famílias no processo surge como a
grande novidade: “as crianças levando os livros para suas casas e
desenvolvendo, no seio da família, as atividades propostas”.
Ascom
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