Secretaria de Educação de São Mamede realiza avaliação de fluência em leitura dos alunos do 2º ano

 


A Secretaria Municipal de Educação, realizou a avaliação de fluência em leitura para os alunos do 2º ano do ensino fundamental, em toda rede municipal de educação, por meio do programa Alfabetiza Mais PB do Governo do Estado. A avaliação tem como objetivo subsidiar o trabalho pedagógico, a partir dos dados levantados da realidade leitora de cada criança, para contribuir com as práticas pedagógicas focadas nas necessidades dos estudantes.

O aluno realiza a leitura de um texto narrativo e perguntas sobre compreensão de texto, frases e de um conjunto de palavras. Enquanto ele faz a leitura, o avaliador marca o tempo da leitura e os erros cometidos. O desempenho é analisado e subsidia a construção e classificação por perfis leitores como: não leitor, leitor de sílabas, leitor de palavras, leitor de frases, leitor de texto sem fluência e leitor de texto com fluência.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Jardivânia Borges, com o impacto da pandemia veio o ensino remoto, o que prejudicou o desenvolvimento da leitura dos alunos, por isso a importância da aplicação da avaliação de fluência, para que assim seja feita a intervenção pedagógica necessária.

“Essa avaliação, busca aferir a fluência em leitura, o que significa avaliar o processo de alfabetização através da velocidade, precisão e clareza na leitura e entonação das palavras, frases e textos lidos, entendendo que a fluidez no ato de decodificar palavras e símbolos sinaliza uma melhor compreensão do texto e da internalização de seu conteúdo”, finaliza a secretária.

Durante a realização, a escola tem acesso a uma plataforma de monitoramento na qual são registradas todas as informações da avaliação. Vale ressaltar que os estudantes já realizaram a avaliação diagnóstica inicial. Ao final, os resultados são divulgados por unidade escolar e socializados junto à rede municipal, realizando discussões e planejamentos pedagógicos a partir das análises dos dados coletados com a participação da família.

Ascom/Sec.Educação


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